Utilizando as redes sociais, o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, confirmou que estará entregando totalmente reformadas mais 20 escolas municipais. A previsão é fazer essa entrega até o aniversário da capital maranhense. Somando com as 60 escolas já reformadas, seriam 80 escolas totalmente requalificadas e equipadas com ar-condicionado para à população.

“Estamos com 40 escolas passando por reformas, contemplando milhares de alunos com espaços mais apropriados ao seu processo de ensino-aprendizagem e garantir melhores condições de trabalho aos educadores. A restauração dessas unidades é mais uma iniciativa dentre muitas que estamos realizando para elevar ainda mais os indicadores educacionais do nosso município e assegurar às nossas crianças o direito a uma escola cada vez melhor e inclusiva”, afirmou Edivaldo.

Entre as escolas que serão entregues nos próximos dias pelo prefeito Edivaldo estão as Unidades de Ensino Básico (UEB) Alberto Pinheiro, Bandeira Tribuzi (Centro), Hortência Pinho (Coqueiro / Zona Rural), Tom e Jerry (Vinhais), Henrique de La Rocque (Vila Embratel) e Menino Jesus de Praga (Vinhais). Mas de 3 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados com a entrega dessas seis unidades.

A obra realizada nas seis escolas incluiu serviços de restauração de todas as salas de aula, recuperação de telhados e forros, colocação de novo piso, reforma de banheiros, instalação de rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, restauração das instalações elétrica com a substituição de cabeamentos, lâmpadas, ventiladores, interruptores e tomadas. As intervenções nestas áreas incluem ainda instalação do cabeamento para receber ar condicionados e instalação dos aparelhos em salas de aula, biblioteca e sala de informática.

Os banheiros receberam novas bancadas de granito, portas de alumínio, cubas, vasos sanitários, torneiras, chuveiros, substituição de tubulações de esgoto. Todos os prédios receberam pintura interna e externa.

Por meio do programa “Educar Mais”, a Prefeitura também implantou um sistema de avaliação de ensino para o fortalecimento dos programas da formação continuada e a atualização da proposta curricular da rede municipal de ensino. A meta desse sistema de avaliação, em conjunto com todas as ações da educação, é elevar o Índice da Educação Básica (Ideb).