Ao contrário do que muitos acreditavam, nesta quarta-feira (02) foi lido e estará publicado no Diário da Assembleia de amanhã a PEC das Emendas Impositivas, de autoria do deputado estadual César Pires (PEN).

O tema que é bastante polêmico deve ser o principal assunto nas próximas semanas na Assembleia Legislativa. Só que como o Governo Flávio Dino não possui interesse no assunto, pois corre o risco de perder o poder de barganha sobre os deputados estaduais, muitos acreditavam que a PEC não iria tramitar no parlamento estadual.

Entretanto, com a publicação no Diário da Assembleia a tramitação da PEC das Emendas Impositivas – onde todos os deputados teriam direito assegurado as emendas parlamentares – é inevitável.

Atualmente as emendas parlamentares são liberadas de acordo com a vontade política do governador do Maranhão. Ou seja, aqueles deputados que leem na cartilha do comunista e se submetem as ordens do governador, esses conseguem a liberação de suas emendas, mas aqueles que “ousam” fazer oposição, não conseguem a liberação.

O autor da corajosa proposta, o deputado César Pires, utilizou a Tribuna da Assembleia para agradecer aos colegas que assinaram a PEC e pediu a aprovação por todos os deputados.

“Parabenizar a Mesa Diretora da Assembleia que leu e publicará amanhã a PEC das Emendas Impositivas. Apesar de necessitarmos de apenas 14 assinaturas, nós conseguimos 20 assinaturas. Quero agradecer a todos os colegas que compreenderam a importância dessa iniciativa, pois queremos um parlamento realmente livre. As emendas impositivas já existem em outros estados, como Goiás, São Paulo, Paraná e até no nosso vizinho Piauí. Se é bom para eles, também deve ser bom para nós e para a nossa democracia. Maior que qualquer governo é o nosso mandato, é o que podemos levar a população e aos municípios através das emendas parlamentares”, afirmou César Pires.

Além de César Pires, assinaram a PEC das Emenda impositivas os seguintes deputados: Sousa Neto, Wellington do Curso, Nina Melo, Adriano Sarney, Antônio Pereira, Sérgio Vieira, Edilázio Júnior, Graça Paz, Cabo Campos, Max Barros, Júnior Verde, Edivaldo Holanda, Andrea Murad, Alexandre Almeida, Josimar de Maranhãozinho, Eduardo Braide e Hemetério Weba.

Agora é aguardar e conferir, se enfim teremos a redenção verdadeira da Assembleia Legislativa.