Os secretários de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) e da Segurança Pública (SSP), Marcio Jerry e Jefferson Portela, respectivamente, ambos do PCdoB, travam uma disputa de egos na estrutura do primeiro escalão do Governo Flávio Dino, por causa das eleições 2018.

Jerry e Portela são pré-candidatos a deputado federal e têm entrado em conflito na disputa de base eleitoral no interior do estado. Ontem, a crise entre os auxiliares de Dino foi exposta de forma até constrangedora para o Palácio dos Leões.

Portela revelou a um blog que faz a cobertura política da capital que Jerry tem atuado para impedir a sua candidatura à Câmara Federal. – Indiretamente, o Marcio Jerry busca me deixar fora da disputa, mas reitero que sou candidato a deputado federal – disse. Jerry silenciou.

A crise entre os dois tem se arrastado desde o fim do ano passado, quando Portela iniciou movimentação nos bastidores pela sua pré-candidatura. Jerry tem confidenciado a aliados que pretende alcançar pelo menos 150 mil votos em 2018, para tornar-se, assim, o deputado federal mais bem votado da história do Maranhão.

Por isso a cisma com outros membros do PCdoB que alimentam o objetivo de também chegar à Câmara. Portela, contudo, já assegurou que não recuará. E demonstrou não temer o “homem forte” do Governo.

Enquanto isso – Em meio à disputa política de Marcio Jerry e Jefferson Portela na estrutura do Governo, quem mais tem saído prejudicado é o povo do Maranhão. Concentrados na particular guerra por votos, Jerry e Portela têm deixado de lado ações efetivas na administração pública.

O comportamento de ambos revela uma concentração quase que integral aos seus projetos eleitorais. E o Maranhão segue com os piores indicadores sociais.

Trunfo – Na estrutura dos Leões, há quem acredite que Portela pode ter uma “carta na manga” contra Jerry. Esta é a análise de quem assiste à guerra travada entre os dois comunistas.

– Só isso para fazer alguém peitar assim o homem forte do governador – disse um governista ontem na Assembleia.

Coluna Estado Maior