O deputado federal Waldir Maranhão (PP), que sonha em disputar o Senado Federal, reclamou, em entrevista ao Blog do Elias Lacerda, que a imprensa não leva a sério a sua intenção de virar senador.

O que Waldir Maranhão deveria entender é que só colhemos, o que plantamos. Nos últimos anos, o parlamentar tem se demonstrado um político folclórico e que não consegue ser levado a sério nem mesmo pelos seus colegas deputados, nem dentro da classe política como um todo, imagina pela imprensa.

Waldir Maranhão, depois de afirmar que votaria a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), mudou o voto e foi contra. Se não bastasse a confusão no seu voto, Waldir Maranhão, que respondia pela presidência da Câmara Federal, seguindo conselho do governador Flávio Dino, tentou anular todo o processo de votação do impeachment.

A atitude descabida de Waldir Maranhão repercutiu pessimamente entre os colegas parlamentares e na imprensa nacional. Pior é que logo depois, o próprio Waldir Maranhão voltou atrás e anulou o seu ato que cancelava o impeachment, tornando o episódio um dos mais folclóricos da política recente no Brasil.

Até mesmo o palhaço por profissão do Congresso Nacional, o deputado Tiririca, gravou um vídeo dizendo que retirou o bigode para não ser confundido com Waldir Maranhão. Tiririca também criticou a “brincadeira” do deputado maranhense (reveja).

O reflexo negativo dessas lambanças de Waldir Maranhão foi que nas eleições municipais os deputados Wellington do Curso (estadual) e Eliziane Gama (federal) trocaram farpas para não ter o apoio dele nas eleições para a Prefeitura de São Luís.

Mesmo assim Waldir Maranhão entende que é um bom nome para o Senado, mas não parou com a traquinagem. O deputado inicialmente insinuou que já teria assegurado o apoio de Lula, após encontrar com o ex-presidente. Só que curiosamente não publicizou nenhuma declaração de Lula ao seu favor.

Depois, na semana passada, blogs ligados a Waldir Maranhão criaram o factoide de que a presidente do PT, Gleisi Hoffman, de passagem por São Luís, teria garantido apoio a candidatura de Maranhão ao Senado. A presidente do PT desmentiu a versão através de uma Nota.

É meu caro Waldir Maranhão, só colhemos o que plantamos…