Logo no início da semana que vem, quando os trabalhos serão retomados na Assembleia Legislativa, o debate em torno da PEC das Emendas Impositivas, de autoria do deputado estadual César Pires (PEN), será maior.

Atualmente as emendas parlamentares são liberadas de acordo com a vontade política do governador do Maranhão. Ou seja, aqueles deputados que leem na cartilha do comunista e se submetem as ordens do governador, esses conseguem a liberação de suas emendas, mas aqueles que “ousam” fazer oposição, não conseguem a liberação.

Já com a aprovação da PEC das Emendas Impositivas, como já acontece no Congresso Nacional, todos os parlamentares teriam direito as emendas e o controle sobre os deputados ficaria bem menor, ou seja, o governador do Maranhão perderia o poder de barganha com os parlamentares.

O autor da proposta, o deputado César Pires, assegura que já possui a assinatura de 18 deputados, quatro a mais das 14 necessárias para a tramitação da PEC na Assembleia.

Só que por conta exatamente do receio de perder o poder de barganha em cima diante dos deputados, o Governo Flávio Dino já começou a agir nos bastidores e tenta fazer com que alguns deputados retirem a assinatura da PEC e faça, mais uma vez, com que a iniciativa morra no nascedouro.

Além de César Pires, assinaram a PEC das Emenda impositivas os seguintes deputados: Sousa Neto, Wellington do Curso, Nina Melo, Adriano Sarney, Antônio Pereira, Sérgio Vieira, Edilázio Júnior, Graça Paz, Cabo Campos, Max Barros, Júnior Verde, Edivaldo Holanda, Andrea Murad, Alexandre Almeida, Josimar de Maranhãozinho, Eduardo Braide e Hemetério Weba.

Para evitar que a PEC tramite na Assembleia, Flávio Dino terá que convencer cinco deputados a passarem pelo constrangimento de retirarem suas assinaturas, além de evitar que algum outro parlamentar também venha a aderir a ideia que beneficiará todos os deputados estaduais, tornando o parlamento mais independente, o que seria benéfico ao Maranhão.

É aguardar e conferir.