São numerosos os institutos e diversos os levantamentos feitos em todo o Maranhão sobre a corrida eleitoral que se avizinha. As pesquisas são feitas em âmbito estadual, por soma de regiões ou nos próprios municípios. E todos apontam uma situação de desgaste do governador Flávio Dino (PCdoB), além da franca ascensão da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

Em síntese, as pesquisas mostram características claras entre os principais candidatos. As principais delas:
Flávio Dino: É claro o desgaste do governador comunista após três anos de promessas de campanha não cumpridas com prefeitos e munícipes no interior do estado. Dino tem força para revirar este cenário, mas a força com que Roseana aparece nos números é de preocupar qualquer político.

Roseana Sarney: Mesmo sem declarar-se candidata e sem nenhum contato direto com a população do interior, desde o início do governo Flávio Dino, Roseana lidera todos os cenários das pesquisas independentes, mostrando que tem força suficiente para a disputa.

Roberto Rocha (PSB): Sem Roseana na disputa, ele passa a ser o principal adversário de Flávio Dino, mas sem força suficiente para provocar um segundo turno. Seu patamar mais alto, com dois dígitos, mas abaixo dos 20%, se dá sem a presença da ex-governadora.

Maura Jorge (Podemos): A ex-prefeita tem se consolidado em todas as regiões, mesmo que ainda na casa de apenas um dígito. Os números mostram que ela tem potencial para crescer, mas apontam que seus índices não são, ainda, suficientes para um confronto direto. A baixa rejeição é um trunfo para crescer ao longo da campanha.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Marahão