Pelo menos quatro maranhenses com atuação em Brasília estão no epicentro de alguns dos principais debates em voga na República atualmente.

No Senado, o presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto (PMDB), arquivou recentemente um pedido de cassação do senador Aécio Neves (PSDB) formulado pelo Rede Sustentabilidade e pelo PSOL.

Mas ele ainda não saiu dessa discussão, porque os dois partidos conseguiram as assinaturas necessárias para recorrer da decisão e agora aguardam julgamento pelo plenário. João Alberto participará da votação.

Em outra comissão, ainda no Senado, caberá ao senador Roberto Rocha relatar a indicação da procuradora Raquel Dodge para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele já deu a entender a jornalistas na capital federal que emitirá parecer favorável.

Já na Câmara, os deputados Rubens Júnior (PCdoB) e Juscelino Filho (DEM) integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, portanto, estão entre os primeiros que analisarão a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer (PMDB).

É para lá que o pedido de prosseguimento da ação será encaminhado assim que o peemedebista for notificado da sua leitura em plenário, o que ocorreu na tarde de quinta-feira, 29.

Em todos os casos, as decisões a serem tomadas vão reverberar no Maranhão.

Coluna Estado Maior