Nesta sexta-feira (30), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ter negado a prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG), como pediu a Procuradoria Geral da República, assegurou que Aécio pode retornar ao Senado Federal.

Aécio Neves havia sido afastado em 18 de maio por determinação do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, após a Operação Patmos, fase da Lava Jato baseada nas delações da JBS. O afastamento foi havia sido pedido pela PGR, que apontou risco do senador usar seu poder para atrapalhar as investigações.

O ministro Marco Aurélio também considerou que o afastamento do senador foi uma medida que coloca em risco a harmonia entre os poderes Legislativo e Judiciário. Por isso, entendeu que caberia somente ao próprio Senado afastar Aécio, lembrando da existência de um processo na Casa para cassar o mandato do tucano.

A Secretaria-Geral do Senado informou que assim que o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), for notificado da determinação do STF, Aécio já poderá retornar ao trabalho. Não é necessário nenhum outro trâmite, segundo a secretaria.