Se a CPI da Saúde, proposta pelo deputado Wellington do Curso (PP), parece que não será realmente instalada por falta de assinaturas, seriam necessárias 14, agora os parlamentares podem instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

O deputado estadual Rigo Telles (PV) propôs nesta terça-feira (27) a criação de uma CPI do Futebol Maranhense. O parlamentar que tem criticado as decisões equivocadas da Federação Maranhense de Futebol, como retirar da cidade de Barra do Corda a decisão do Campeonato Maranhense de 2017, fez a proposta na Tribuna da Assembleia Legislativa.

Rigo Telles disse que começará a recolher as assinaturas nos próximos dias e que quer, no prazo de 120 dias, apurar possíveis irregularidades cometidas pela Federação Maranhense de Futebol (FMF).

Além das eventuais irregularidades cometidas dentro do fatídico Campeonato Maranhense de 2017, Rigo Telles também quer que a FMF faça uma prestação de contas dos recursos públicos recebidos pela entidade. E é exatamente aí que a CPI correrá o sério risco de morrer no nascedouro.

O Blog do Jorge Aragão denunciou que tanto em 2016 como em 2017, o apoio financeiro concedido pelo Governo Flávio Dino, algo em torno de R$ 1,8 milhão, não chegou integralmente aos clubes ou mesmo a Federação Maranhense de Futebol, pois metade desses recursos ficaram com as televisões que transmitiram a competição, TV Guará (2016) e TV Difusora (2017).

Ou seja, as televisões, curiosamente ambas com editorias alinhadas ao governo comunista, ao invés de pagar para transmitir o Campeonato Maranhense, algo que acontece em todo o Mundo, acabaram recebendo recursos públicos para isso. Pior ainda fez a TV Difusora neste ano de 2017, que recebeu quase R$ 900 mil e transmitiu, até o momento, uma única partida da competição.

Por conta desses recursos do Governo Flávio Dino, que ao invés de serem destinados integralmente aos clubes maranhenses, acabaram indo parar em duas televisões ‘ligadas’ ao governo comunista, fatalmente os governistas não irão assinar a CPI.

Sendo assim, a CPI do Futebol, assim como a CPI da Saúde, não conseguirá obter as 14 assinaturas necessárias para ser instalada e será mais uma que morrerá antes mesmo de começar, afinal o Governo Flávio Dino não vai querer explicar a distribuição desses recursos públicos para duas emissoras de televisão.