Além das disputas para o Senado e o Governo do Maranhão, a pesquisa ESCUTEC também apresentou números para a corrida presidencial e, mais uma vez, impressionou a ampla vantagem do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT, já haviam tido seus melhores desempenhos aqui no Maranhão nas últimas eleições presidências, mas existia uma dúvida dos números após a deflagração da Operação Lava Jato.

Entretanto, para a maioria dos maranhenses Lula segue sendo a melhor opção para comandar o Brasil. Em todos os questionamentos da ESCUTEC, a vantagem do petista foi absurda.

Na pesquisa espontânea, onde não é apresentado uma lista ao eleitor, Lula é disparado o nome preferido com 35,2%. Quem mais se aproxima do petista é o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), com apenas 5,3%. Marina Silva aparece em terceiro com 2,7%.

Quando a pesquisa ESCUTEC apresentou a relação dos nomes dos políticos que são especulados como candidatos a presidente do Brasil em 2018, a vantagem de Lula aumenta ainda mais.

Lula aparece em primeiro com incríveis 60,3%. A segunda colocada é Marina Silva com 10,4%, seguida de perto por Jair Bolsonaro com 9,6%.

É inegavelmente espantosa a enorme vantagem de Lula aqui no Maranhão e isso indubitavelmente terá influência nas eleições para o Senado e para o Governo do Estado, mas isso é assunto para outra postagem, é claro.