O governador do Maranhão, Flávio Dino, definitivamente não consegue deixar de politizar partidariamente qualquer assunto e muito menos consegue manter o mínimo possível de equilíbrio quando se sente pressionado. O episódio dos índios Gamela é apenas mais um que comprova tais afirmações.

O governador chegou a ser irônico e debochado quando quis desmentir uma informação, confirmada pelo seu próprio Governo, apenas para tentar minimizar o episódio, sem ao menos pensar nas famílias envolvidas no conflito.

O Blog se refere a questão da violência dos ataques, onde a Secretaria de Saúde do Governo Flávio Dino confirmou que mãos foram decepadas, conforme já demonstrado (reveja). Dino além de desmentir, algo que seria natural, foi mais além, foi debochado e irônico.

O pior é que o governador não parou por aí, pois fez questão de politizar partidariamente o assunto. Dino afirmou que estavam tentando responsabilizar o Governo Flávio Dino pela tragédia, mas como de costume não deu os nomes de quem “estaria” fazendo isso.

Por conta dessa suposta imputação de culpa, o atrapalhado governador arrumou uma saída que a emenda ficou pior que o soneto.

Inicialmente, Flávio Dino postou, para se isentar de qualquer culpa, uma resposta da FUNAI, do ano de 2016, dizendo que não tinha verbas para fazer reuniões estudos sobre o assunto dos índios Gamela em Viana. Veja abaixo.

Só que agora, no “olho do furacão”, Flávio Dino saiu com uma verdadeira pérola. O governador, depois do “caldo derramado”, quer disponibilizar verbas e se colocar à disposição para ajudar no conflito. Veja abaixo.

O problema é que com essa declaração totalmente extemporânea, Dino permite a seus adversários imaginar que a tal ajuda só acontecerá pela repercussão negativa do episódio e que questionem porque só agora o governador se predispõem a ajudar, uma vez que que desde 2016 ele já sabia da ausência de recursos da FUNAI.

Esse Flávio Dino…