O prefeito de Codó, Francisco Nagib, esteve presente em evento organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Educação, para a assinatura do termo de compromisso do Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Programa Avança, que trata da regularização de Fluxo Escolar. A solenidade foi realizada no auditório do Palácio dos Leões. Além de Codó, mais 30 municípios maranhenses aderiram ao ‘Programa Avança’.

Com a adesão ao ‘Avança’, os municípios receberão todo suporte pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no sentido de oferecer atividades de reforço escolar nos componentes curriculares Português e Matemática a estudantes que tenham dois ou mais anos de atraso escolar, matriculados no ensino fundamental regular das redes públicas municipais.

“Esse programa é muito importante para nosso sistema de educação, pois o prefeito assinou o convênio de cooperação, na presença do governador de nosso estado, e nosso município foi contemplado com o Programa Avança, que é de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação. Esse programa tem como meta a correção de fluxo, que é a distorção da idade do aluno em relação a sua série cursada. Receberemos professores capacitados para realizar esse trabalho, monitorados pela Secretaria Municipal de Educação, e melhorar as condições dessas crianças e adolescente que estão com defasagem em sua aprendizagem”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Deuzimar Serra.

Para o prefeito Francisco Nagib o programa é fundamental para contribuir com a melhoria dos indicadores educacionais de Codó e demais municípios do Maranhão. “Estamos em busca de melhorar nossos índices, a qualidade de ensino e o desenvolvimento dos alunos. Esse programa de correção de fluxo irá receber professores especializados nesse tipo de intervenção pedagógica, que trabalharão com nossa equipe para reparar essa defasagem idade-ano escolar de estudantes da rede pública de Codó. Quero agradecer a parceria com o governo do Estado, pois o programa irá contribuir para acabar com esta disparidade e melhorar nossos indicadores”.