A MP 230, que deve alterar o Estatuto do Magistério, deverá ser a próxima grande polêmica na Assembleia Legislativa. A Medida Provisória segue tramitando na Casa, atualmente está na Comissão de Constituição de Justiça com um pedido de vista feito pelo deputado Eduardo Braide (reveja).

O Governo Flávio Dino e até mesmo a direção do SINPROESEMMA dizem que a MP irá beneficiar a categoria, mas outros professores seguem lutando contra a Medida Provisória e pedindo apoio de alguns parlamentares na Assembleia Legislativa para evitar, o que eles entendem ser, um prejuízo enorme e um retrocesso ao Estatuto do Magistério.

O Líder do Governo na Assembleia, o deputado Rogério Cafeteira, segue tentando convencer seus pares, tanto na Tribuna quanto nas redes sociais, que a MP será uma boa para os professores.

O problema é que uma “andorinha só não faz verão” e tem chamado a atenção o fato de que se a MP é realmente uma boa para os professores, como diz o Governo Flávio Dino, por qual motivo alguns deputados governistas, mais ligados a própria Educação que Cafeteira, adotaram um silêncio sepulcral?

O deputado e professor Marco Aurélio (PCdoB) ainda não foi visto na Tribuna defendendo a MP que, teoricamente, estaria beneficiando sua categoria. Já o outro professor e deputado, Wellington do Curso, já deixou claro que é contra a Medida Provisória e que a iniciativa irá prejudicar os professores.

O deputado Bira do Pindaré, que se dizia um dos maiores defensores dos educadores no Governo Roseana, também ainda não se posicionou sobre o polêmico assunto. Uma postura curiosa, pois parece ter esquecido a defesa dos professores, e de outras categorias, no atual governo.

Sendo assim, é inevitável o questionamento: se a MP é tão boa para os professores, porque esses deputados seguem emudecidos? Vergonha de defender um suposto benefício para os educadores?

Pelo visto o Governo Flávio Dino e seu Líder na Assembleia, irão primeiro ter que convencer seus pares que a MP é realmente uma boa iniciativa para a categoria dos professores, afinal se nem os governistas ligados a Educação estão defendendo a Medida Provisória, imagina os oposicionistas.