Se existem os deputados estaduais que querem se transformar em federais, como destacamos na postagem anterior, existem também os vereadores que pleiteiam chegar a Assembleia Legislativa.

E os vereadores, ao contrário dos deputados estaduais, não perdem nada disputando o pleito de 2018, afinal se não lograrem êxito na empreitada irão permanecer vereadores, mas já os deputados estaduais que irão tentar vaga na Câmara Federal, se não vencerem irão ficar sem mandato.

Até o momento, existe a possibilidade de pelo menos seis vereadores saírem candidatos para a Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara, Astro de Ogum (PMN), deve mesmo ser candidato e com potencial de ser eleito. Além dele, os vereadores Gutemberg Araújo (PSDB), Honorato Fernandes (PT), Josué Pinheiro (PSDC), Pavão Filho (PDT) e Marcial Lima (PEN) podem novamente serem testados nas urnas.

Os dois últimos nomes – Pavão e Marcial – merecem destaques. A eventual candidatura de Pavão Filho é uma tentativa de retorno à Assembleia, onde esteve de 1998 a 2010. Já Marcial Lima, em se elegendo, é o que se poderia chamar de fenômeno das urnas, afinal conseguiu se eleger vereador na primeira eleição e se elegeria deputado dois anos depois, também na primeira eleição.

Vale lembrar que ainda existe a possibilidade do vereador Pedro Lucas sair candidato a deputado federal, isto se o seu pai, o deputado Pedro Fernandes não encarar as urnas novamente.

É aguardar e conferir.