Nesta quarta-feira (1º) foram conhecidas as escolas campeãs dos carnavais 2017 em São Luís e no Rio de Janeiro.

Na capital maranhense a campeã foi a Favela do Samba. Com uma justa homenagem ao Teatro Artur Azevedo, a Favela conquistou, após uma disputa acirrada, o título de campeã do Carnaval 2017 de São Luís.

Com o enredo “União… São Luís… Artur Azevedo… um templo do povo… O templo do carnaval”, a Favela do Samba assegurou o 17º título da escola em 67 anos. Na segunda colocação ficou a Turma do Quinto, seguido da Flor do Samba.

Já no Rio de Janeiro a grande campeã, depois de mais de 30 anos, foi a Portela. Um título merecido para um desfile perfeito. Em uma disputa apertada, o título de campeã foi decidido na apuração do último quesito (enredo).

A Portela terminou a apuração com 269,9 pontos, apenas um décimo a mais do que a escola que ficou em segundo lugar, a Mocidade Independente de Padre Miguel, com 269,8. A Salgueiro ficou em terceiro, com 269,7 pontos.

A Portela levou ao sambódromo um enredo que contou a relação histórica entre a humanidade e os rios, passando também por lendas e religiões. O último título conquistado pela escola tinha sido em 1984.

Este ano, nenhuma escola foi rebaixada para o grupo de acesso por decisão da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) motivada por acidentes que deixaram feridos durante a passagem da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca.