Todo Carnaval parece que é obrigatório surgir uma polêmica sobre as atrações e desta vez o alvo é o cantor maranhense Zeca Baleiro.

Percebe-se nitidamente o incomodo de alguns com a contratação do cantor maranhense, com fama internacional, para participar do Carnaval do Maranhão em 2017. Uns criticam o valor pago, outros criticam a contratação de Zeca Baleiro pelo estilo musical, outros criticam o local e outros criticam por serem eternamente do contra.

Os que criticam a contratação de Zeca Baleiro pelo valor de R$ 100 mil, parecem desconhecer os cachês de cantores do porte do maranhense. Será que esses críticos sabem que com R$ 100 mil, Zeca Baleiro irá colocar o Bloco do Baleiro para desfilar na Terça de Carnaval (28) ainda com a presença de Fafá de Belém e Chico César? Ou será que alguns sofrem do “complexo vira-lata” e pelo fato de ser um cantor maranhense não deveria ter esse reconhecimento?

Existem os críticos da contratação de Zeca Baleiro pelo seu estilo musical. Talvez muitos desses críticos prefeririam assistir a um show de forró, em pleno Carnaval, de Wesley Safadão, como absurdamente, na opinião do Blog, acontecerá em Olinda-PE. Alguns desses, também com o “complexo vira-lata”, deveriam se espelhar na Bahia, um dos locais mais procurados no Carnaval, mas mesmo em pleno período carnavalesco, um dos trios mais procurados é do cantor baiano Pablo do Arrocha. Ou seja, o baiano valorizando o que é da terra, mesmo num período, digamos, não muito propício para o estilo musical. Já aqui, ao que parece maranhense não valoriza maranhense.

Para os críticos do local, esses parecem desconhecer as belezas de São Luís e imaginam que a nossa cidade é divulgada lá fora mais pela “parte nova” do que “pela parte velha” da nossa Ilha do Amor. O Bloco do Baleiro terá concentração na Praia Grande e passará pela Avenida Beira-Mar, ou seja, percorrerá boa parte da região central e histórica de São Luís. Será que para esses críticos o Carnaval só pode ser feito agora na Avenida Litorânea?

Por fim, existem os que criticam por criticar, criticam para serem apenas do contra, criticavam antes, no Governo Roseana, a contratação da maranhense Alcione e do Bicho Terra, e agora criticam a contratação, no Governo Flávio Dino, do maranhense Zeca Baleiro. Para esses, o silêncio será sempre a melhor resposta.

O Blog do Jorge Aragão mantém a coerência e sempre será a favor do reconhecimento dos artistas maranhenses e que, se não fosse pela questão partidária que infelizmente interfere, poderíamos ter todos juntos e misturados.

Quem no Brasil poderia se dar ao luxo de ter um Domingo de Carnaval com o Bloco do Bicho Terra, uma Segunda de Carnaval com Bloco da Marrom e convidados, e na Terça o Bloco do Baleiro e convidados. O que deveria para nós ser um orgulho, parece se transformar em um problema, por questões políticas, “complexo vira-lata” e/ou mesmo uma idiocracia.

Sendo assim, como não é bom misturar as coisas, seja bem-vindo Zeca Baleiro, mesmo que você, também por questões políticas, já tenha comparado absurdamente o Maranhão com o Haiti.