O Governo do Maranhão mais uma vez confirmou apoio ao futebol maranhense, mas novamente o apoio anunciado efetivamente não será o repassado aos clubes.

O próprio Governo Flávio Dino afirmou através de release (veja aqui) que o “Governo do Maranhão anunciou aporte de R$ 1,8 milhão para os oito clubes que pleiteiam a permanência na 1º divisão da competição estadual, através de patrocínio de empresas privadas, via Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura”, disse o material de propaganda distribuído pelo governo comunista.

Entretanto, a informação não é verdadeira. Os oito clubes que disputam o Campeonato Maranhense de 2017 – Americano, Cordino, Imperatriz, Maranhão, Moto Club, Sampaio, Santa Quitéria, e São José de Ribamar – irão receber apenas a metade do valor propagado.

A confirmação do valor repassado aos clubes foi feita na Tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (21), através do deputado estadual que é presidente do Sampaio, Sérgio Frota.

“Então o que aconteceu ontem no Palácio, nessa solenidade no evento chamado Futebol pela Paz, foi que o governo do estado destinou um milhão e oitocentos para o futebol maranhense, sendo metade disso, ou seja, novecentos mil reais para os clubes de futebol”, afirmou Frota, agradecendo ao governo.

Sendo assim, fica comprovado mais uma vez que o Governo Flávio Dino mente descaradamente com as informações, inclusive as informações oficiais, apenas para tirar dividendos políticos.

Além disso, se o tal patrocínio é de R$ 1,8 milhão para o futebol maranhense e apenas a metade ficará com os clubes, quem ficará com a outra metade?

A resposta é fácil, a outra metade ficará com a Federação Maranhense de Futebol e, pasmem, com a televisão que irá transmitir os jogos do Campeonato Maranhense, que nesse ano será a TV Difusora.

Vejam o absurdo, enquanto em todos os lugares do Brasil e do Mundo os clubes recebem dinheiro das televisões para transmitirem seus jogos, no Maranhão da mudança de Flávio Dino é o dinheiro público que pagará uma televisão para transmitir os jogos do Campeonato Maranhense, assim como aconteceu com a TV Guará (reveja).

Se isso já é ruim, a situação pode piorar ainda mais. O Blog do Jorge Aragão já teve a informação que a TV Difusora, assim como fez a TV Guará nos anos anteriores, irá transmitir os jogos em São Luís para a própria capital maranhense, coisa abominável de acontecer, uma vez que tirará a renda dos times nos jogos de futebol.

A transmissão da partida para a cidade onde o jogo acontece é um golpe certeiro nos já combalidos clubes maranhenses, e o pior é que quem está ajudando a aplicar o golpe, com dinheiro público, é quem jurou querer ajudar.

O apoio veio, mas veio pela metade, cercado de mentiras e com prejuízo iminente para os clubes maranhenses, que mesmo assim, por total subserviência ao poder público, seguem num silêncio sepulcral.