No domingo (05), a Folha de São Paulo divulgou uma reportagem onde afirmava que três em cada dez praias brasileiras estavam impróprias para banho e que todas as praias de São Luís estavam em “péssimas” condições de balneabilidade (reveja).

O assunto foi intensamente debatido nas redes sociais, principalmente pelo fato do Governo Flávio Dino ter alardeado que praticamente todas as praias da capital estavam próprias para banho.

Os deputados oposicionistas, Andrea Murad (PMDB) e Adriano Sarney (PV), comentaram a reportagem da Folha. A peemedebista disse que a matéria desmentiu mais uma bravata do governador comunista.

“A Folha de São Paulo trouxe um estudo muito pertinente e nos revelou a verdade sobre a balneabilidade de nossas praias. Como diz a própria matéria, “entre as capitais nordestinas, São Luís é a de pior situação: todas as 16 praias foram consideradas ‘péssimas’”, ou seja, impróprias. A informação fez cair por terra toda mentira disparada pelo governo do estado sobre as praias limpas de nossa capital. Flávio Dino e seu secretariado precisam entender que não há mérito algum disseminar informações falsas em busca de um mínimo de popularidade sobre algo tão sério. Isso é caso de saúde pública. As informações dadas hoje por um órgão da imprensa nacional, respaldadas por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz, nos mostram que algo deve estar bem errado no que o Governo nos diz”, escreveu Andrea Murad.

O deputado Adriano Sarney também não poupou críticas e classificou de irresponsabilidade a propaganda do Governo Flávio Dino em afirmar que despoluiu as praias de São Luís.

“A metodologia da Folha corrobora com a minha análise de que as praias não estão despoluídas. A balneabilidade de nossas praias é instável já que depende de variáveis como maré e chuva e não do tratamento adequado do esgoto. Se as praias fossem despoluídas em nenhum momento ficariam impróprias para o banho. Repito, o governo foi irresponsável em gastar dinheiro público em propaganda para divulgar que as praias estavam despoluídas. Não estão, alguns pontos se tornam próprios para banho em determinados momentos. Só serão despoluídas se houver tratamento de esgoto e coleta adequada do lixo. Nesse sentido, tenho lutado na Assembleia para apoiar ações dos governos federal, estadual e municipal”, disse.

Já o governador Flávio Dino, para variar, ao invés de justificar e responder a reportagem grave da Folha de São Paulo, preferiu levar o debate para a politicagem rasteira e barata, bem ao seu nível.

“Estranha obsessão da oligarquia de ver praias de São Luís poluídas. Coisa de gente que tem ilha privada para seu lazer, sem se ‘misturar’”, escreveu o governador.

Enquanto Flávio Dino, até de maneira infantil, parecendo um menino mimado contrariado, se preocupa apenas com a politicagem, a imagem que vai passando de São Luís nacionalmente é que todas suas praias estão impróprias para banho.

E assim segue o governador Flávio Dino, sempre que se sente encurralado e/ou acuado, foge do debate, das respostas sérias e apela para o velho e cansado discurso da oligarquia.