A bancada maranhense no Congresso Nacional saiu fortalecida do processo de escolha dos novos dirigentes da Câmara dos Deputados e do Senado, na quarta-feira, 2. Dois representantes – um no Senado e outro na Câmara – vão ocupar cargos na Mesa Diretora no biênio 2017/2019.

No Senado, o senador João Alberto de Sousa (PMDB) foi eleito para a 2ª vice-presidência, na chapa que tem o senador cearense Eunício Oliveira (PMDB) como presidente. Experiente senador, Alberto foi eleito pela quase unanimidade dos colegas em plenário.

Na Câmara Federal, André Fufuca (PP), ainda em seu primeiro mandato, vai ocupar o cargo de 2º vice-presidente da Mesa, presidida pelo democrata Rodrigo Maia (RJ).

Com a vitória de Fufuca, o Maranhão mantém uma vaga na Mesa, que havia conseguido em 2015, quando Waldir Maranhão (PP) elegeu-se vice-presidente.

Na Câmara, a vitória de Fufuca foi intensamente comemorada pelos colegas deputados. Sobretudo dos colegas José Reinaldo Tavares (PSB) e Juscelino Filho (DEM), que foram fortes articuladores da campanha de Rodrigo Maia.

Após eleição de João Alberto no Senado, os senadores maranhenses Roberto Rocha (PSB) e Edison Lobão (PMDB) também comemoraram a ascensão do colega. O Maranhão não tinha representante na Mesa do Senado desde a última passagem do ex-senador José Sarney pela presidência.

Estado Maior