Nesta quarta-feira (1º), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) definiu uma lista tríplice que será encaminhada como sugestão ao presidente do Brasil, Michel Temer, no momento de escolher o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que substituirá a Teori Zavascki.

Entre os escolhidos está o nome de um maranhense, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca (foto). Além do maranhense, completam a lista, o juiz federal Sérgio Fernando Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Operação Lava Jato e pelo desembargador do Tribunal Regional Federal de São Paulo Fausto De Sanctis.

Entretanto, a lista tríplice não tem valor legal algum, pois o presidente Michel Temer pode até não escolher nenhum dos indicados, a lista não passa de mera sugestão da Ajufe.

Vale destacar que o maranhense Reynaldo da Fonseca foi o segundo na votação feita pela Ajufe com 318 votos, um a menos que Sérgio Moro que conseguiu 319 votos.

A escolha de Temer só acontecerá após o STF definir, entre os atuais ministros, quem será o novo relator da Operação Lava Jato em substituição a Teori. O processo de escolha do novo relator deverá ser iniciado ainda nesta quarta-feira.