Novamente o traquino deputado federal Waldir Maranhão (PP) volta a ser destaque negativo. Depois de protagonizar uma patacoada durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Waldir Maranhão aparece como o parlamentar maranhense mais faltoso na Câmara Federal.

Somando todos os deputados que compõe a bancada maranhense, chega-se a 290 faltas em 2016, isso de acordo com o levantamento feito pelo Congresso em Foco.

Já Waldir Maranhão é o mais faltoso, alcançando 37 faltas, mas todas posteriormente justificadas. O falecido João Castelo (PSDB) aparece em segundo lugar com 35 faltas, todas também justificadas. Na terceira colocação aparece o apagado Júnior Marreca (PEN), com 31 faltas e três não justificadas.

O curioso é que em 2015, novamente Waldir Maranhão e Júnior Marreca foram os maranhenses mais faltosos, tanto que estavam no ranking nacional entre os 30 deputados do Brasil mais faltosos. Para não mostrar que foi apenas coincidência, os dois novamente estão entre os mais faltosos.

Na contramão de Waldir Maranhão e Júnior Marreca, estão Cleber Verde (PRB) e Pedro Fernandes (PTB), que das 94 sessões realizadas, respectivamente, eles estavam presentes em 90 e 89 delas.