ze-vieiraDepois da decisão do ministro Gilmar Mendes do TSE, que determinou que o candidato mais votado nas últimas eleições em Bacabal, Zé Vieira, possa tomar posse como gestor municipal, mesmo tendo sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral do Maranhão, o TRE maranhense confirmou a diplomação do político.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, através da juíza Daniela Bonfim, titular da 13ª zona eleitoral, cumprindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral, confirmou que diplomará José Vieira Lins como prefeito eleito de Bacabal às 11h do sábado, 31 de dezembro.

A diplomação de Zé Vieira ocorrerá na sede cartório eleitoral da cidade. Com a diplomação acontecendo no sábado, no domingo (1º) ele poderá ser empossado como prefeito de Bacabal.

Vale destacar que a decisão de Gilmar Mendes é monocrática e é temporária, pois aguardará a decisão do Plenário do TSE ou pode ser derrubada por uma outra decisão. Na sua decisão, Gilmar Mendes também deixa claro que seu entendimento, caso Zé Vieira tenha sua candidatura realmente indeferida, a Justiça Eleitoral convocará novas eleições.

Ou seja, Gilmar Mendes já é o primeiro ministro do TSE a se posicionar sobre esse novo entendimento. Se os demais seguirem o mesmo entendimento, a tendência é que outros municípios no Maranhão e no Brasil precisem fazer novas eleições.