ribamar

Durante confraternização promovida nesta quinta-feira (29), o prefeito Gil Cutrim (PDT) fez um balanço positivo das ações executadas pela sua administração no município de São José de Ribamar nestes seis anos (2011/16).

O encontro, realizado em uma casa de eventos na Estrada de Ribamar, contou com as presenças de servidores, centenas de lideranças comunitárias de várias regiões da cidade, além de vereadores ribamarenses e representantes da classe política da Ilha.

Gil Cutrim mostrou, em uma breve exposição, que a cidade avançou muito em todos os setores, tendo recebido mais de 500 novas obras e ações.

Nas áreas da saúde e educação, o prefeito destacou a expansão dos serviços médicos e aumento da oferta de matrículas que foram resultados das construções de dezenas novas Escolas Municipais e Unidades Básicas de Saúde.

“São José de Ribamar ganhou sua primeira Maternidade Municipal, o CAPS, Central de Marcação de Consultas, sendo que dez unidades foram construídas; várias outras foram reformadas e ampliadas; e outras já estão com recursos garantidos para serem construídas pelo próximo prefeito. Construímos novas escolas e creches, ampliamos e reformamos várias outras. Implantamos 30 novos laboratórios de informática na rede de ensino. Nosso Ideb, hoje, é um dos melhores do Maranhão e do Brasil. Nossos estudantes tem merenda de qualidade, transporte escolar e recebem fardamento”, relatou Cutrim que, pela manhã, acompanhado da primeira-dama, Juliana Cutrim, e de secretários municipais, participou de uma missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar e, em seguida, vistoriou a obra de revitalização do Cais de São José, que será inaugurada em fevereiro.

Gil Cutrim também destacou o setor da valorização dos servidores municipais. Além de sempre ter pago em dia o salário do funcionalismo, a prefeitura, ao longo destes seis anos, beneficiou diversas categorias com reajustes salariais – somente os professores receberam seis.

“A agricultura, assistência social, o esporte, a cultura e o turismo. Todos estes setores receberam investimentos concretos e que melhoraram a vida do ribamarense. O prefeito Gil trabalhou muito nestes seis anos e conseguiu superar as adversidades impostas pela queda de recursos e aumento populacional na cidade”, avaliou o presidente da Câmara Municipal, vereador Beto das Vilas, que estava acompanhado dos também vereadores Negão, Paulo Alencar, Marlene Monroe, Moises Gama, Nonato Lima, Artuzinho, Jota Lindoso, Djalma e Serra Alta.

Para a professora Graça Santiago, é injusto afirmar que a atual gestão não trabalhou em função de ainda existir na cidade vias com a infraestrutura danificada.

“O prefeito Gil asfaltou dezenas de bairros. Concluiu recentemente, por exemplo, a pavimentação da Estrada do Turiúba, um sonho antigo dos moradores. São José de Ribamar é uma cidade muito grande e é claro que ainda é necessário fazer mais no quesito malha viária. Porém, não se pode negar e, nem tão pouco, desmerecer o que foi feito nestes seis anos”, disse.

Gil Cutrim agradeceu o apoio e carinho recebido dos moradores, dos servidores, líderes comunitários e da classe política. Ele desejou sucesso ao seu sucessor, Luis Fernando Silva, e aos próximos secretários municipais.

“Desejo ao prefeito Luis Fernando e a sua equipe de trabalho muito sucesso. Que eles possam desenvolver um bom trabalho no sentido de continuar atendendo aos anseios da sociedade. Estamos finalizando nosso mandato de cabeça erguida, conscientes de que fizemos muito pelo município e seu povo. Agradeço, de coração, aos ribamarenses. E ratifico, mais uma vez, o meu compromisso de continuar trabalhando, mesmo sem mandato eletivo, por São José de Ribamar”, finalizou.