bira1É bem verdade que a notícia parece ser surreal, mas foi a proposta apresentada pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) ao tentar defender o indefensável, o Projeto de Lei do Governo Flávio Dino que prevê o aumento do ICMS.

Depois de ficar sem argumentos plausíveis para debater com o deputado estadual Eduardo Braide, contrário ao aumento do ICMS que prejudicará o povo do Maranhão, Bira tentou “blefar” com uma proposta que não agradará seus colegas de parlamento e nem resolverá a celeuma. Entretanto, o que Bira não esperava era a resposta direta e coerente de Eduardo Braide que havia sugerido outros cortes no Governo Flávio Dino, como com a publicidade, para evitar o aumento do ICMS.

“Se querem cortar então por que a gente não começa aqui na Assembleia Legislativa do Maranhão? Podia começar aqui com os salários dos deputados, por exemplo, por que a gente não faz isso? Por que não propõem isso? Eu topo a parada, eu subscrevo. Aí estaremos dando exemplo para a sociedade e para o Governo. Queremos cortar despesas! E vamos começar pelo nosso, façamos isso. É tão simples. Aí a gente dá exemplo”, disse Bira.

Só que a resposta não tardou e veio num tom ainda mais forte. “Apresente o projeto que eu assino”, desafiou e sentenciou Eduardo Braide.

Bira seguiu afirmando que apresentará o projeto. “Então vou apresentar, deputado”. Braide seguiu confirmando que assinará. “Apresente que assino com Vossa excelência”.

Como de costume, querendo ser o arauto da moralidade, Bira do Pindaré apenas se posiciona pessimamente entre os colegas e irá levar um desgaste desnecessário a seus pares e a própria Assembleia Legislativa, afinal agora ele será cobrado para apresentar o projeto. Se não apresentar irão dizer que ele afrouxou, mas se apresentar irá deixar os demais deputados numa situação delicada, afinal ninguém quer perder dinheiro em meio a uma crise interminável.

Menos Bira do Pindaré, bem menos. Entretanto, já que deu à luz a boba ideia, balance, afinal como já dizia a minha avó: quem pariu Mateus, que balance.

Vamos aguardar e conferir se Bira irá mesmo propor cortes nos salários dos deputados estaduais e se os parlamentares irão aprovar tal iniciativa.