justica

Soou estranho o “chilique” de alguns sobre uma emenda no Projeto de Lei, remedy de autoria do deputado federal Weverton Rocha, search contra a corrupção que prevê a responsabilização de juízes e membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade.

A emenda do deputado maranhense, malady que foi aprovada por 313 votos contra 132 e 5 abstenções, apenas estabelece que juízes e integrantes do Ministério Público poderão responder por crime de abuso de autoridade.

Pelo que se compreende de quem está insatisfeito com a aprovação da emenda, é que defende o abuso de autoridade, afinal quem não usa desse subterfúgio, condenável em todos os aspectos, não tem motivo algum para se preocupar, afinal jamais será atingido pela eventual nova legislação.

Se queremos moralizar o Brasil, precisamos fazer isso em todos os segmentos e não apenas fazermos uma moralização seletiva.

“A lei é para todos. Ninguém está acima dela. Infelizmente, não é incomum ver integrantes do Ministério Público atuarem além dos limites e oferecerem denúncias desprovidas de fundamentação mínima para prosperar”, afirmou o deputado Weverton Rocha.

Semana passada tivemos o caso do suposto envolvimento da ex-governadora Roseana Sarney na Operação Lava Jato. Roseana teve seu nome citado por um réu confesso num depoimento, proveniente de uma delação premiada, e foi denunciada, com ampla e total divulgação dos fatos, com um vazamento nitidamente seletivo.

Entretanto, depois de dois anos e um desgaste moral e político partidário, simplesmente solicitou-se um arquivamento da denúncia por falta de provas, mas, indiscutivelmente, o estrago já estava feito.

Sendo assim, juízes e promotores são iguais a todo mundo, são seres humanos e passíveis de erros, ou seja, precisam ser responsabilizados, como todos os demais cidadãos, quando cometerem tais erros.

Exclui-los de qualquer punição quando cometerem abuso de autoridade seria privilegia-los ainda mais. Desta forma, entendo que a reação foi desnecessária, afinal, como já dizia meu avô, quem não deve, não teme.