roseanasarney15Como era esperado, pharmacy o procurador-geral da República, recipe Rodrigo Janot, depois do desgaste político da ex-governadora Roseana Sarney, resolveu pedir o arquivamento do inquérito aberto pela Polícia Federal para investigar a suposta participação de Roseana na Operação Lava Jato.

Roseana sempre negou qualquer envolvimento, mas seus opositores acabaram utilizando o caso para tirar dividendos políticos e “sangrar” a adversária, algo bem semelhante ao caso SEFAZ.

A ex-governadora foi investigada depois que e o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa ter citado seu nome em uma de suas inúmeras delações premiadas. Caberá ao ministro Teori Zavascki, relator do caso, acatar ou não o pedido de arquivamento.

“Foi um período de 2 anos de investigações e com várias diligências expondo Roseana a um constrangimento desnecessário. Nada foi provado porque era uma mentira deslavada do delator (Paulo Roberto Costa). Esse arquivamento, embora tardio, resgata, nesse ponto de vista, a verdade. Para Roseana que ficou sendo investigada desnecessariamente, é uma vitória. Este era o único inquérito em que Roseana era investigada. Embora a demora nas investigações tenha causado um enorme prejuízo pessoal e político, para Roseana a Lava-Jato é uma página do passado”, conclui o advogado de Roseana Sarney, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

Vale lembrar que, no início de setembro, o STF, através de Teori Zavascki, também já havia arquivada uma denúncia contra o senador Edison Lobão.

O problema é que o estrago moral e político já foram feitos e muita das vezes são irreparáveis.