assembleia

Como era esperado, pharmacy o Governo Flávio Dino conseguiu aprovar, nesta quinta-feira (17), mais um empréstimo na Assembleia Legislativa do Maranhão, esse no valor de R$ 444.750.000,00. Foi o terceiro empréstimo aprovado em apenas 40 dias, dois juntos a Caixa Econômica Federal e um diante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Entretanto, o que mais chamou atenção na votação, de mais esse empréstimo para o Governo Flávio Dino, foram as observações pertinentes feitas por alguns parlamentares.

O primeiro a questionar foi justamente quem havia pedido vista ao projeto, o deputado Eduardo Braide, que demonstrou preocupação com a carência de informações do referido projeto.

“O problema é que o projeto só tem uma página, isso não nos permite apreciar a sua legalidade ou não. Nessa única folha, não faz referência a taxa de juros desse empréstimo, não faz referência a carência e nem ao prazo de pagamento. Informações que são fundamentais para que nós possamos apreciar tal projeto”, questionou Braide ainda na Comissão de Orçamento da Assembleia.

Já a deputada estadual Andrea Murad afirmou que o empréstimo está sendo feito para um programa que sequer foi criado pelo Governo Flávio Dino.

“É um absurdo que iremos aprovar um empréstimo que tem como suposto destino o Programa Maranhão Mais Justo, um programa que não existe, nunca foi criado. Infelizmente é mais uma imoralidade que esse governo está cometendo e com a nossa aquiescência”, declarou.

O deputado estadual Max Barros também fez uma lembrança de suma importância, mesmo que incomode os membros do Governo Flávio Dino.

“O Estado do Maranhão tem capacidade para pedir empréstimo? Tem. Tem por quê? Porque o atual governo encontrou as finanças do Estado totalmente saneadas. Talvez não tem nenhum estado na federação que tinha as finanças tão saneadas como tem o Maranhão. O saneamento das finanças do Estado não se faz em um ano, ou seja, o governo anterior deixou as finanças equilibradas e o governo atual vem mantendo isso”, disse Barros.

Por fim, foi a vez do deputado estadual Alexandre Almeida, em tom irônico, após a fala do deputado estadual Bira do Pindaré, destacar como alguns parlamentares agora defendem algo que eram terminantemente contrários.

“Hoje é um dia muito feliz, pois o destino está reservando a esta Casa e a muitos deputados a oportunidade de se manter coerente e a outros a oportunidade de evoluírem. O deputado Bira do Pindaré, que outrora gritava contra empréstimos é hoje um advogado de empréstimo. Muito obrigado destino, por nos dar essa oportunidade”, finalizou.

E assim segue a mudança no Maranhão, curiosamente, com as mesmas práticas…