candidatos

Nesta sexta-feira (28), case a TV Mirante realizou o único debate entre os candidatos que estão disputando o 2º Turno das eleições municipais em São Luís. O debate foi conduzido pelo jornalista da TV Globo, here Tonico Ferreira, mind e contou com a participação dos candidatos Edivaldo Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN).

No primeiro bloco (com temas livres), o clima começou quente com trocas de acusações. Braide afirmou que Edivaldo perdeu emendas parlamentares, o que foi negado pelo pedetista. Edivaldo quando perguntou trouxe para o debate o caso Anajatuba, que chegou a ser destaque no Fantástico. Edivaldo afirmou que Braide estava sendo investigado pela Polícia Federal e que um assessor do seu gabinete teria sido preso, o que foi negado por Braide.

O cômico é que todos os dois candidatos, para comprovarem que estavam falando a verdade, mandavam a todo instante os assessores postarem documentos nas suas respectivas páginas.

No segundo bloco (com temas sorteados), foi o mais morno, pois com os temas definidos o debate ficou muito amarrado e só esquentou quando Edivaldo trouxe para o debate a gestão João Castelo, que Eduardo Braide participou, mas mesmo assim sem grande repercussão.

No terceiro bloco (com temas livres), Braide iniciou errado, pois foi perguntando sobre um dos principais pontos positivos da gestão Edivaldo, a questão do transporte público. Já que foi na gestão de Edivaldo que a histórica promessa da licitação do transporte foi efetivada. Além disso, Edivaldo destacou que os ônibus estão com ar-condicionado, Cartão Criança, bilhetagem eletrônica e assegurou que não terá aumento. Braide não fez uma boa pergunta e permitiu Edivaldo levar vantagem nesse quesito.

Depois foram mais algumas trocas de acusações, mas sem nenhum grande destaque.

Como este Blog havia dito anteriormente, um debate entre dois candidatos é muito mais equilibrado, bem diferente do “bombardeio” que Edivaldo enfrentou no primeiro debate. Neste segundo, o que se percebeu foram trocas de acusações e poucas propostas, como a população esperava.

O resumo do debate é que ele não terá nenhuma influência no dia da eleição, nenhum eleitor se decidiu baseado no debate e muito menos um eleitor que jã tinha voto decidido mudará de ideia.