pesquisa-eleitoralDesde o início da campanha eleitoral, medical o Blog do Jorge Aragão divulgou todas as pesquisas registradas dentro da legislação na disputa eleitoral de São Luís. Entretanto, pills no 1º Turno todos os institutos de pesquisa erraram feio e a disputa é para saber quem errou menos.

Neste 2º Turno, generic as duas pesquisas já realizadas foram parar na Justiça Eleitoral. O primeiro levantamento que ficou sob suspeição foi o da Escutec, a coligação do candidato Edivaldo Júnior pediu a suspensão da divulgação por ter tido acesso aos gráficos e números do levantamento um dia antes da publicação. A decisão, no entanto, proibiu apenas o candidato opositor, Eduardo Braide, de se utilizar dos números da pesquisa no horário eleitoral.

Já a pesquisa Econométrica, contratada pelo Blog do John Cutrim, também foi parar na Justiça Eleitoral. A coligação do candidato Eduardo Braide ingressou com uma ação alegando que também houve vazamento, mas ao contrário do que aconteceu com a pesquisa Escutec, o vazamento teria sido especulado em uma conversa de WhatsApp.

Mesmo assim, de maneira equivocada (na opinião do Blog), o juiz Adinaldo Ataídes Cavalcante, titular da 90ª Zona Eleitoral, deferiu o pedido e proibiu a divulgação da pesquisa que seria oficialmente divulgada nesta sexta-feira (14).

Entretanto, pelo texto da decisão não está claro se a divulgação do resultado do levantamento pelos meios de comunicação em geral está permitida ou também é proibida, pois ficou uma interpretação dúbia. Além disso, o suposto vazamento, de uma conversa WhatsApp, apresentou números diferentes do que foram efetivamente divulgados.

Por não ter sido uma decisão clara e para não correr o risco de desrespeitar uma decisão da Justiça Eleitoral, o Blog do Jorge Aragão não irá divulgar os números da pesquisa, mas não condena quem o faça, como o contratante Blog do John Cutrim, uma vez que, reitero, a decisão é dúbia e gera margem para discussão.

O Blog entende ainda que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão deveria se posicionar sobre as pesquisas eleitorais em São Luís. Depois dos erros do 1º Turno, dos supostos vazamentos no 2º Turno e números distintos entre as duas pesquisas “divulgadas” nesse momento da eleição, talvez seja hora de uma ação mais enérgica da Justiça Eleitoral.

Além disso, o ex-deputado Joaquim Haickel escreveu ontem nas redes sociais algo que, infelizmente, parece ser senso comum em São Luís. Veja abaixo.

joaquimjoaquim1

Até agora ele não errou, pois os resultados previstos por Joaquim estão acontecendo. Lembrando que ainda deveremos ter a divulgação das pesquisas IBOPE (hoje) e Data M e Prever (amanhã).

É aguardar e conferir.