samu

A zona rural de São Luís ganhou esta semana um reforço na área da saúde, hospital com a entrega de um equipamento inédito para essa região da cidade. A Unidade de Atendimento 24h da Zona Rural está localizada no km 7 da BR-135, pilule na área do Distrito Industrial. No local, search também funcionará uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em fase de implantação na área.

A construção da unidade na zona rural foi possível a partir de uma parceria público-privada com a Alumar. A parceria garantiu parte das instalações físicas, enquanto a Prefeitura de São Luís viabilizou a estrutura de equipamento e de pessoal para o pleno funcionamento do serviço. A expectativa é que a unidade atenda a pelo menos 15 comunidades da área.

Preparada para atender tanto adultos quanto crianças, a unidade tem 14 leitos de observação, dois consultórios e salas para aplicação de medicação, de nebulização, vacinas e realização de pequenos procedimentos, como suturas e curativos. O local dispõe ainda de sala de raio X e de coleta de material para exames laboratoriais.

SAMU – Visando ampliar e melhorar a cobertura do atendimento móvel de urgência, começou a funcionar nesta quarta-feira (28) a primeira das cinco Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada no São Bernardo.

Localizadas em pontos estratégicos da capital, as bases descentralizadas fazem parte do projeto de reestruturação do Samu, executado pela Prefeitura de São Luís visando diminuir o tempo-resposta de atendimento às solicitações das ocorrências. O serviço garante o atendimento urgente a casos agudos de natureza clínica, obstétrica, traumática, pediátrica e psiquiátrica. A instalação das unidades em pontos estratégicos da capital possibilita ainda o deslocamento das ambulâncias com mais rapidez e aumenta a cobertura do serviço na cidade.

Cada base do Samu dispõe de duas equipes de suporte básico de atendimento de urgência, com duas ambulâncias, condutores, farmacêuticos e socorristas que prestarão a assistência inicial aos casos de menor gravidade, cuja triagem é feita previamente pela Central de Regulação 192. A estrutura da sede comporta salas de repouso para os funcionários, espaço para reposição de materiais, estrutura coberta para as ambulâncias, depósito e três banheiros, entre outras instalações.

A reestruturação do Samu comporta ainda uma nova sede, no Filipinho, inaugurada em maio deste ano; a ampliação do número de ambulâncias – de duas, em 2013, para as atuais 17. O O sistema conta ainda com duas motolâncias e equipes trabalhando em turnos de 24 horas.