andreaAo comentar, unhealthy nas redes sociais, sobre o a peregrinação de pacientes para fazer hemodiálise em São Luís, que ganhou notoriedade no Jornal Nacional da TV Globo, a deputada estadual Andrea Murad revelou que a gestão anterior deixou projetos e recursos para construção de centros regionais de hemodiálise.

“Pacientes de Chapadinha, nessa peregrinação para São Luís para fazer Hemodiálise, não deveriam estar passando por isso que o Jornal Nacional mostrou na noite de ontem (assista). Chapadinha já deveria ter seu centro de hemodiálise funcionando se a gestão de Flávio Dino fosse mais eficiente. Porque recursos foram deixados, o projeto já estava em execução, mas, infelizmente, o governador não consegue dar prosseguimento às obras asseguradas pelos recursos do BNDES”, escreveu em sua página oficial.

Pelo menos 7 cidades foram contempladas com o projeto financiado pelo BNDES. Ricardo Murad, quando secretário de estado da saúde, ainda adquiriu um equipamento avançado para atender pacientes em UTI’s, que não conseguiriam fazer o tratamento padrão. Só o hospital de alta complexidade, Dr. Carlos Macieira, recebeu um centro com 33 módulos.

“Foram disponibilizados R$ 13,4 Milhões para a construção de centros regionais em 7 grandes cidades do Maranhão (Coroatá, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís). Em muitos desses municípios, as obras foram iniciadas e logo que o governador assumiu paralisadas. Antes de deixar a pasta, o ex-secretário Ricardo Murad deixou os 33 módulos de hemodiálise no Hospital Dr. Carlos Macieira e ainda aparelhos avançados para hemodiálise contínua, de curta duração, para pacientes na UTI, que não suportariam um procedimento tradicional”, disse a deputada.