washingtonA população da cidade de Bacuri, find que ficou conhecida nacionalmente com uma tragédia (reveja aqui), story agora tem outra peculiaridade nesta eleição municipal. A cidade tem quase o mesmo número de candidatos a prefeito que a capital maranhense.

Enquanto São Luís possui nove candidatos à Prefeitura Municipal, a cidade de Bacuri possui seis candidaturas, ou pelo menos teve seis registros solicitados junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Os seis pedidos de candidaturas são: Gracilene Machado (PEN), Fabiano Oliveira (PCdoB), Neuton da Hora (PR), Washington Oliveira (Dr. Washington) (PDT), Rosinaldo Campelo (Solidariedade) e José Baldoíno Nery (PP).

Entretanto, pelo menos duas dessas candidaturas – Dr. Washington e Baldoíno Nery – estão ainda indefinidas e podem não serem deferidas pela Justiça Eleitoral.

O ex-prefeito de Bacuri, Dr. Washington, possui 23 contas rejeitadas junto ao Tribunal de Contas do Estado (veja aqui). Além disso, para piorar a situação, o ex-gestor Dr. Washington teve suas contas rejeitadas pela Câmara de Vereador de Bacuri, ou seja, dificilmente deverá conseguir o deferimento de sua candidatura.

baldoi?noJá o atual prefeito de Bacuri, Baldoíno Nery, o mesmo que teve sua gestão bastante criticada pela tragédia envolvendo a qualidade do transporte escolar disponibilizado pela Prefeitura Municipal, também terá dificuldades para conseguir o deferimento de sua candidatura.

José Baldoino, recentemente, foi condenado à perda do mandato por irregularidade na licitação do transporte escolar da cidade. A decisão foi do juiz Thadeu de Melo Alves, titular de Bacuri, após denúncia proposta pelo Ministério Público Estadual (MPMA), acusando o prefeito de ter contratado os serviços da empresa Conservis, no valor de R$ 1.092.000,00, para a locação de veículos, com irregularidades que teriam frustrado o caráter competitivo da licitação, enquadrando os envolvidos no delito de fraude, previsto na Lei de Licitações.

Sendo assim, agora é aguardar um posicionamento da Justiça Eleitoral e saber, de fato, quanto candidaturas estarão realmente aptas para ganhar o voto do eleitor de Bacuri.