obras

A Comissão de Obras da Assembleia Legislativa vistoriou, cialis nesta terça-feira (21), o aeroporto de São Luís. No último fim de semana, as operações no terminal foram suspensas depois que um curto-circuito provocou um incêndio em uma das áreas do aeroporto. A vistoria, que estava agendada para quinta-feira (23) foi antecipada a pedido da Infraero.

“Fomos informados pela Infraero da necessidade de fazermos essa vistoria hoje ao invés de quinta-feira, o que para nós da Comissão de Obras foi até melhor, visto que é preciso esclarecer o que aconteceu no aeroporto e as providências tomadas para minimizar os transtornos aos passageiros”, disse o deputado Eduardo Braide (PMN), autor do requerimento que solicitou a vistoria.

Ainda na nova área de embarque, os deputados Levi Pontes, Sérgio Frota, Sousa Neto, Rafael Leitoa, Zé Inácio, além de Eduardo Braide, questionaram os representantes da Infraero sobre a pane que interrompeu os serviços do aeroporto. “Tivemos sete voos cancelados e muita gente sem resposta sobre o que estava acontecendo. E quando procuravam informações, eram orientados a ligar para a Infraero em Brasília. Porque não temos uma central aqui no aeroporto para atender mais rapidamente os passageiros? ”, questionou o deputado Eduardo Braide, reforçando que é preciso estabelecer um plano de contingência para situações de emergência como essa.

Sobre o problema, a Infraero reconheceu a falha e disse que tão logo depois do episódio as questões do episódio estão sendo tratadas por uma comissão que fica no próprio aeroporto.


O deputado Sérgio Frota também questionou o que teria ocasionado a pane elétrica que causou o apagão. “A estrutura elétrica não estaria sobrecarregada e, por isso, ocorreu o apagão? Dentro da ampliação essa adequação elétrica também está inserida?” , perguntou.

A Infraero disse que a pane foi exatamente na ligação da carga de energia elétrica fornecida pela Cemar com a base de geradores, com uma explosão que acabou afetando os painéis de comando. Os equipamentos já foram trocados, mas estão funcionando de forma provisória. Segundo a Infraero, um novo quadro de energia será instalado no aeroporto, com nova tecnologia.

Outra área vistoriada foi a de desembarque, que já está com esteiras instaladas, mas ainda não foi concluída. O deputado Eduardo Braide voltou a questionar os prazos para entrega. “Quando estivemos aqui no dia 26 de abril, fomos informados que a entrega contratual seria feita 30 dias depois, ou seja, no dia 26 de maio. Percebemos que as obras ainda não estão prontas. O que houve para mais esse atraso? ”, indagou o parlamentar.

Os representantes da Infraero esclareceram que houve atraso em repasses, mas que a situação já foi normalizada e que as obras de ampliação já têm data para serem entregues. A nova área de desembarque vai ser entregue em até 30 dias e a de embarque até o mês de agosto. Também de acordo com a Infraero, a ANAC, paralelamente já está fazendo a vistoria para que a obra de ampliação do aeroporto seja homologada e, de fato, entregue à população.

Com as obras de ampliação do aeroporto de São Luís, a capacidade atendimento passará de 3,4 milhões para 5,9 milhões por ano.