JOSIMARMARCPelo visto a insatisfação com a gestão da Saúde no Governo Flávio Dino não está mais restrita apenas aos deputados oposicionistas, hospital pois agora até mesmo deputados da base governista já começam a criticar publicamente.

Nesta quarta-feira (1º), troche o deputado estadual Josimar de Maranhãozinho, o mais votado nas últimas eleições, foi à Tribuna da Assembleia para publicizar seu descontentamento com a gestão da Saúde.

O parlamentar, que se reuniu com cerca de doze prefeitos, cobrou esclarecimentos do Governo Flávio Dino sobre o pagamento dos hospitais do interior maranhense.

Estive em reunião com todos os prefeitos da minha região, na qual haviam doze prefeitos que estão com os hospitais de 20 leitos em funcionamento, esses hospitais estão atendendo a população, eles estão rigorosamente encaminhando as suas produções, mas, infelizmente, o Governo do Estado deixou de pagar esses hospitais, no mês de julho do ano passado. Tenho um documento publicado, uma portaria que estabelece os deveres do município, que estabelece os deveres do Estado, porém os municípios comprovaram nessa reunião que estão atendendo e estão atingindo a produção exigida do Estado, mas a Secretaria de Saúde não está cumprindo a sua parte”, afirmou.

Josimar de Maranhãozinho também lembrou que por conta do não pagamento do Governo Flávio Dino, os municípios estão ficando em situação delicada e os hospitais correndo o risco de fechar as portas.

Não podemos deixar esses municípios em dificuldade, porque, se houve um documento, se houve um compromisso entre município e Governo, claro que se esses hospitais estão sendo conduzidos pelos gestores municipais de acordo como manda a portaria, claro que estes municípios estão adquirindo, estão absolvendo débito. Os municípios hoje estão devendo médicos, estão devendo profissionais, estão devendo os fornecedores, porque o dinheiro do Estado não está chegando”, declarou.

Finalizando, o deputado mais votado nas últimas eleições afirmou que já conversou com o atual titular da pasta, o advogado Carlos Lula, que de fato tem feito um esforço sobrenatural para mudar a realidade da Saúde do Maranhão, mas mesmo assim antecipou que não tem como pagar os meses que não foram pagos em 2015.

Josimar de Maranhãozinho também deixou claro a importância desses hospitais para os municípios e cobrou promessas feitas pelo Governo Flávio Dino.

“Estes hospitais são importantes demais, estão funcionando já como centro cirúrgico, já estão fazendo cirurgia, coisas que não são atribuições deles, mas para atender com a melhor qualidade a população. São todos hospitais de pequeno porte e os municípios estão pactuados na baixa complexidade. Eu tenho certeza de que, se esses hospitais chegarem a fechar por falta de pagamento como está acontecendo no Estado, a população vai sentir muito, tendo em vista que naquela região o Hospital de Santa Inês, que foi promessa do ex-secretário de Saúde que esteve um ano atrás em reunião lá na regional de Zé Doca, prometendo que o hospital seria aberto e referenciado. Mais uma vez nossa região foi penalizada porque o secretário disse em bom tom para todos que estavam lá que o Hospital de Santa Luzia do Paruá, de 40 leitos, e o Hospital de Nunes Freire, de 50 leitos, o Estado não tinha como continuar a obra, não tinha como continuar a execução desses hospitais e que a região seria referenciada para Santa Inês, mas que em três meses seria inaugurado o hospital e o povo seria atendido. Já não era tão bom, imaginem agora que nem o Hospital de Santa Inês foi aberto”, criticou e cobrou Josimar.

Pelo visto até a base governista começa a enxergar o que sempre esteve evidente, a Saúde no Governo Flávio Dino piorou demais.