andre

Na manhã desta terça-feira (31) o deputado André Fufuca (PP), look juntamente com a bancada maranhense, pilule participou de uma reunião no Ministério da Integração Nacional com o secretário executivo Luiz Otávio, cure para tratar da recuperação da Barragem do Pericumã, na Baixada Maranhense.

As obras de recuperação e construção são aguardadas há 20 anos e irão alcançar 70,6 km, beneficiando mais de 260 mil pessoas. Serão liberados R$ 9 milhões para a recuperação da Barragem do Pericumã.

“A Barragem do Pericumã, também demanda atenção por garantir água para irrigação de lavouras familiares, que poderiam ser ampliadas, garantindo a melhoria das condições de vida de inúmeras famílias instaladas nas áreas que margeiam a barragem”, disse André Fufuca sobre as obras.

As terras marginais agricultáveis são protegidas da cunha salina justamente em razão da barragem, que retém a maré.

André Fufuca também ressaltou a importância das obras para a prevenção de desastres ambientais como o ocorrido no município de Mariana (MG). O parlamentar maranhense também afirmou que o secretário executivo prometeu rever a postura adotada nos últimos 4 anos em relação a demanda do Maranhão perante o Ministério.

Estavam presente os deputados: Cleber Verde, João Marcelo, José Reinaldo, Juscelino Filho, Aluísio Mendes e Hildo Rocha.

Reconhecimento – Por uma questão de reconhecimento o Blog precisa ser justo e não poderia esquecer de citar o nome do deputado federal Victor Mendes, indiscutivelmente um dos parlamentares que mais lutou, até por conhecer a realidade de perto, pelo sonho da Barragem do Pericumã.

O Blog mesmo já destacou em pelo menos duas oportunidades, a preocupação de Victor Mendes com esse projeto. Em outubro de 2015, Victor Mendes através das redes sociais confirmava que acabava de conseguir incluir a Barragem do Pericumã como indicação de emenda de bancada (reveja). A atitude dele foi o “ponta pé” inicial para o momento desta terça-feira. Além disso, Victor Mendes também tem tentado incluir a Barragem do Pericumã na área de atuação da CODEVASF (reveja).

O parlamentar, por motivos particulares, não pode participar da reunião desta terça-feira, mas o Blog faz questão de fazer justiça e reconhecer a luta de Victor Mendes para transformar o sonho em realidade.