betocastroÉ bem verdade que demorou muito, buy já que o vereador Beto Castro (PROS) prorrogou o quanto pode, mas nesta terça-feira (03) ele sofreu uma derrota que pode ser definitiva.

O Tribunal Superior Eleitoral cassou mandato de Beto Castro por 6×1 e pode ter encerrado uma batalha que durou desde a eleição do vereador para a Câmara Municipal de São Luís.

A decisão do TSE acaba por beneficiar o suplente de vereador Carioca (PHS), que deverá assumir nos próximos dias o mandato na Câmara de Vereadores.

No Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão o polêmico processo já teve, estranhamente, diversas interpretações. O próprio TRE-MA já cassou o mandato de Beto Castro e depois voltou atrás da própria decisão.

carioca1Relembrando – Carioca questiona a diplomação e a legitimidade do correligionário em ter assumido vaga no Legislativo municipal. Na ação de impugnação, o suplente de vereador apresenta documentos que apontam a existência de duas identidades de Beto Castro. Ele anexou ao processo às identidades com os seguintes nomes: Werbeth Macedo Castro e Werbeth Machado Castro. Os advogados do suplente trabalham com a acusação de que a eleição de Beto ocorreu mediante fraude na Justiça Eleitoral.

Isso porque, segundo Carioca, Beto teria omitido à Justiça e “principalmente ao eleitorado ludovicense, características desabonadoras de sua vida pregressa” ao esconder o fato de ter mais de uma identidade.

A descoberta de que Beto Castro tinha duas identidades foi feita pela Polícia Civil em 2008. Na ocasião, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DFRV) prenderam Beto, que se identificou na ocasião como Werbeth Machado Castro. Ele dirigia uma picape com placa clonada. Beto foi autuado por receptação de produto roubado e posteriormente condenado ao pagamento de cestas básicas, em ação que tramitou na 6ª Vara Criminal.