dino

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), find comandado no Maranhão pelo secretário de Estado de Comunicação e Articulação Política, health Marcio Jerry, order tem ampliado os seus espaços no Governo Flávio Dino (PCdoB) nos últimos meses.

E como reflexo direto deste movimento, partidos que compõem a base da administração comunista acabaram neutralizados e/ou com redução de força na máquina pública.

Na estrutura que deu início ao Governo, o PCdoB era ‘dono’ apenas da Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Segurança Pública, da pasta de Assuntos Políticos, Igualdade Racial, Comunicação e Secretaria da Mulher. Um ano e quatro meses depois, a sigla já ocupa também a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Estado da Saúde, e a Comissão Central de Licitação (CCL), pastas que ditam os rumos da administração estadual.

E foi justamente isso que evidenciou o aumento de força da legenda na estrutura do primeiro escalão do Governo Flávio Dino.

No início do mês de março, Áurea Prazeres foi substituída por Flávio Dino pelo hoje secretário de Educação, Felipe Camarão. Felipe não é filiado ao partido, mas foi a cúpula do PCdoB quem defendeu a nomeação dele, que desde então passou a ser tratado como parte da cota pessoal de Dino.

A troca de secretários, na ocasião, acabou abrindo uma crise no Governo com o PDT, comandado pelo deputado federal Weverton Rocha, uma vez que Áurea Prazeres havia sido indicada pelo comando estadual da legenda em 2015.

Antes de deixar a Educação, Prazeres acabou entrando em conflito com a direção do PDT e rompeu com Weverton Rocha. O partido passou então a pressionar o governador Flávio Dino para que houvesse a substituição da secretária.

Dino substituiu Áurea, mas não atendeu as exigências do PDT. A legenda perdeu espaços.

Saúde – Na semana passada o PCdoB ampliou ainda mais a sua base na administração estadual. O médico Marcos Pacheco, filiado ao PDT – mas que não pertencia à cota do partido ­, foi exonerado do cargo. No lugar dele, entrou o advogado Carlos Lula, consultor legislativo da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Lula não é filiado ao partido, mas trata­se de um “comunista orgânico”. Atuou como advogado da legenda e do governador Flávio Dino nas últimas duas campanhas eleitorais e se manteve ligado ao projeto de poder comunista. É visto portanto, como cota do partido no primeiro escalão do Governo do Estado.

No mês de março o deputado federal Weverton Rocha (PDT), apesar da crise, rechaçou a tese de que o PDT havia perdido espaços no Governo Flávio Dino (PCdoB), após a queda de Áurea Prazeres na Educação. “Não se perde aquilo que não se tem. Faz tempo que Áurea não representava mais o partido”, justificou na ocasião.

De O Estado, com acréscimo de informações