iluminacao

Valorizar os pontos turísticos e servir de atrativo para os freqüentadores, contribuindo para deixar a cidade mais bonita e segura. Esses são os objetivos do serviço de modernização da iluminação pública executado pela Prefeitura de São Luís na área da Lagoa da Jansen e na Avenida Litorânea. O trabalho se integra as ações estruturantes promovidas na gestão do prefeito Edivaldo para melhoria da infraestrutura urbana e valorização do potencial turístico ludovicense. Foram instalados 685 pontos de iluminação do tipo vapor metálico e mais 106 pontos com projetores de iluminação artística.

Os trabalhos iniciaram no mês de abril e, em fase de conclusão, já conferem um charme a mais às áreas contempladas. Para o titular da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, a nova iluminação valoriza os cartões postais de São Luís. “Por meio desta ação, contribuímos para estimular a visitação aos principais pontos turísticos de nossa cidade, que agora contam com iluminação moderna e artística”, afirmou o secretário.

A Lagoa da Jansen ganhou iluminação do tipo ‘vapor metálico’, também com luz branca e mais econômica que as luminárias tradicionais. Já ao longo da Avenida Litorânea, foi instalada iluminação do tipo artística, que confere maior conforto visual e propicia melhor distinção de cores. No total, foram instalados nos dois locais: cinco pontos de potência 150Watts; 293 de 250Watts; e outros 387 pontos com iluminação de força 400Watts.

Na Avenida Ana Jansen, que se estende por parte da Lagoa, 58 lâmpadas de led de 280Watts deixaram a área mais iluminada e mais bonita. “São pontos de extremo apelo turístico e que precisavam desse trabalho de modernização”, conclui o titular da Semosp, Antônio Araújo.

O programa de modernização de iluminação empreendido pela Prefeitura de São Luís já contemplou outras áreas da cidade. Foram beneficiados cerca de 60 bairros, além de grandes avenidas que antes não contavam com iluminação pública. O trabalho é fruto de planejamento iniciado em 2013. Desde o início da atual gestão, segundo estatísticas da Semosp, o parque de iluminação pública de São Luís cresceu de 91.484 para 99.489 mil pontos.

A Prefeitura de São Luís também inovou com a utilização de postes solares. Utilizado pela primeira vez no Maranhão, o modelo pode ser visto na Praça Nossa Senhora do Carmo, no Coroadinho, e estará presente também nas outras quatro praças do entorno do Parque do Rio das Bicas, no Salinas do Sacavém e no Coroadinho.

A iluminação já foi modernizada nas avenidas Guajajaras, Libaneses (Tirirical), Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira e Holandeses. Estão em curso os trabalhos nas nas avenidas São Luís Rei de França, Marechal Castelo Branco (São Francisco), Carlos Cunha e no estacionamento da Praia Grande.

A iluminação artística, por sua vez, já contemplou o cruzamento das avenidas Litorânea com Holandeses; Lagoa da Jansen; Avenida da Universidade/Cohafuma; Ponte Bandeira Tribuzzi; elevado do Trabalhador no Calhau; Parquinho da Litorânea; e nos coqueiros da Litorânea – na descida do Barramar.