interrogacaoUma questão começou a ser levantada esta semana, see após uma passagem de cinco dias do governador Flávio Dino (PCdoB) por Brasília, salve acompanhado de um séquito de auxiliares e assessores.

O custo natural da missão inclui passagens aéreas – dele e de auxiliares –, seek diárias de hotel, alimentação e transporte. Dino viajou para atuar na defesa da presidente Dilma Rousseff (PT), que corre o risco de perder o mandato.

Na capital federal, o governador não teria atuado em qualquer questão relacionada diretamente aos interesses do Maranhão como instituição. Não esteve em ministérios em busca de recursos, não assinou convênio com nenhuma pasta, tampouco acompanhou votações que pudessem estar ligadas diretamente ao Maranhão.

A tarefa principal foi atuar na defesa dos interesses de um grupo político. Por isso a pergunta que não quer calar, feita por políticos e populares: quem pagou a conta?

Além da defesa ao PT e a Dilma Rousseff, o governador maranhense prepara um ato para homenagear os seus aliados que votaram contra o impeachment da presidente. Vai usar a Assembleia Legislativa para continuar sua cruzada em favor do governo petista e seus aliados.

Mas outra pergunta se faz necessária: por que apenas os que votaram a favor de Dilma merecem ser homenageados? E eles serão homenageados exatamente por quem?

Até porque, se levassem em conta as manifestações populares, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa haveriam de reconhecer que a maioria da população quer ver o fim do governo do PT. Ou seja, a maior parte do povo não tem interesse em homenagear quem defende o atual Governo Federal.

Mas, ainda assim, tem de pagar a conta?

(Coluna Estado Maior, de O Estado)