dilmaViveremos um domingo atípico neste dia 17 de abril, ed pois ao invés do tradicional futebol ou até mesmo das eleições, case que acontecem a cada dois anos, o povo brasileiro acompanhará uma votação histórica na Câmara Federal e que pode culminar com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Depois de dois dias de debates intensos, os 513 deputados federais irão votar pela abertura ou não do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. A sessão será aberta às 14h, e a previsão do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é iniciar a votação às 16h.

Todos os parlamentares serão chamados ao microfone e de maneira pública e individual, irão proferir o seu voto durante no máximo 30 segundos para votar. A ordem de chamada será por Estado. Nos estados a votação acontecerá por ordem alfabética. O primeiro deputado maranhense a votar será Alberto Filho e o último será Zé Carlos. Veja aqui a ordem de votação.

O Maranhão será o 16º estado a votar e a Bancada Federal segue dividida, pois dos 18 deputados federais do Maranhão, até o momento, nove parlamentares – André Fufuca (PP), Victor Mendes (PSD), Juscelino Filho (DEM), Sarney Filho (PV), Eliziane Gama (PPS), Alberto Filho (PMDB), Cléber Verde (PRB), Hildo Rocha (PMDB) e João Castelo (PSDB) – já confirmaram que irão votar a favor do impeachment da presidenta Dilma.

Já o número de deputados maranhenses contrários ao impeachment também é de nove parlamentares – Zé Carlos (PT), Weverton Rocha (PDT), Júnior Marreca (PEN), João Marcelo (PMDB), Rubens Júnior (PCdoB), Pedro Fernandes (PTB), José Reinaldo (PSB), Waldir Maranhão (PP) e Aluísio Mendes (PTN).

São necessários no mínimo 342 votos “sim” para que o parecer do relator da comissão especial de impeachment, Jovair Arantes (PTB-GO), seja aprovado.

Se aprovado, o processo vai para o Senado, que terá que decidir se acolhe a denúncia e julga a presidente por crime de responsabilidade. Caso não sejam alcançados os 342 votos, o processo é arquivado.

É aguardar e conferir, afinal será um domingo histórico para o Brasil.