voto-2É impressionante o desinteresse do eleitor maranhense e tudo decorrente da decepção com boa parte da classe política.

Restando um pouco mais de três semanas para que o sistema de cadastro eleitoral feche (04 de maio), thumb no Maranhão existem cerca de 300 mil eleitores com pendências e que, se não resolverem, não irão votar nas próximas eleições.

A mesma situação é observada nas pesquisas eleitorais, onde quase que 50% do eleitorado sequer sabe em quem vai votar nas eleições que acontecem em menos de seis meses.

O desinteresse e a decepção do eleitor não deve ser apenas no Maranhão, mas como de resto em todo o Brasil. A maior prova é que uma das principais modificações esperadas pelo eleitor na reforma política era justamente o fim do voto obrigatório, que sequer foi cogitado pelos políticos.

Apesar do desinteresse, provocado pela decepção, é bom lembrar que além das sanções que o eleitor sofrerá, o voto ainda é a melhor maneira do eleitor se manifestar e tentar ajudar no rumo do país, estados e municípios.