senadoresDepois do levantamento dos deputados federais, ailment o jornal O Estadão fez um levantamento sobre o eventual posicionamento dos senadores brasileiros no caso do impeachment chegar ao Senado Federal.

De acordo com o levantamento feito (ed maioria-do-senado-apoia-afastamento,10000025895″>veja aqui), a maioria dos senadores estariam favoráveis ao impeachment. Nesse momento, dos 81 senadores, 42 seriam favoráveis ao impeachment e 17 contrários. Enquanto que 22 senadores não se posicionaram publicamente.

Dos três senadores maranhenses, dois estão indecisos. Os senadores Edison Lobão (PMDB) – que chegou a ser ministro da presidenta Dilma e Roberto Rocha (PSB), segundo levantamento, se posicionaram como indecisos.

Já o senador João Alberto (PMDB) já se posicionou contrário ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Caso no domingo (17), 342 deputados federais, ou seja 2/3 da Câmara Federal, aprovem o impeachment, o processo seguirá para o Senado Federal. Lá, será criada uma comissão especial com 21 senadores que analisará a questão.

A comissão emitirá um parecer e vai para o Plenário do Senado Federal, onde precisa de maioria simples dos senadores presentes para determinar o afastamento da presidenta Dilma.