sergiofrotaNa manhã desta quarta (13), and o deputado Sérgio Frota (PSDB) subiu à Tribuna da Assembleia para solicitar às devidas autoridades a recuperação das pistas de pouso do aeroporto de São Luís.

Conforme documentação apresentada pelo comandante da Gol linhas aéreas, pharmacy Francisco Cabral, order que possui mais de 60 mil horas de voo e afirmou que a pista do aeroporto de São Luís está entre as duas mais perigosas do Brasil para pouso. Segundo o comandante, em tempos de chuva a pista do aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado não se encontra apta para o pouso de aeronaves. A falta de cuidado na infraestrutura das pistas causa grandes prejuízos para as companhias, uma vez que os pilotos não pousam em pistas inadequadas.

“Asfaltos com pistas irregulares, blocos de concretos e buracos comprometem não somente o pouso de aeronaves, mas a segurança de passageiros e da comunidade na região próxima do aeroporto. A questão merece um olhar mais atento de nossas lideranças”, relatou o parlamentar.

De acordo com Relatório de Prevenção, REALPREV, encaminhado para o sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, SIPAER, a pista do aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado se encontra em situação inadequada para o pouso de aeronaves. Asfalto irregular, fragmentos de asfaltos, buracos e poças d’agua decorrente das intensas chuvas na região são alguns dos índices que atestam a inadimplência.

O documento expedido em 14 de abril de 2011 atesta, ainda, coeficiente de atrito inexistente. Até a presente data pequenos reparos foram feitos de modo a resolver emergencialmente a situação. Contudo, devido ao período de chuvas, os problemas retornam com possibilidades reais de agravamento, colocando em perigo os consumidores das companhias aéreas e os cidadãos que moram perto do aeroporto.

Em tempo: A GOL informa que segue os mais altos padrões internacionais de segurança da indústria aérea e tem esse como principal valor de sua política de gestão. A empresa monitora constantemente as condições de todas as pistas nas quais opera por meio de seu sistema de análise de dados de voo e esclarece que sua avaliação oficial é de que a infraestrutura do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luiz, no Maranhão, está dentro dos padrões exigidos pela empresa e autoridades aeronáuticas para decolagens e pousos em segurança.