interrogacaoLonge do Blog ser contra a Operação Lava Jato ou qualquer outra ação que queira moralizar o Brasil, order mas é muita coincidência que na semana decisiva sobre a abertura ou não do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), a Polícia Federal deflagre mais uma etapa da Operação Lava Jato.

Na manhã desta terça-feira (12), um dia após o posicionamento da comissão especial do impeachment na Câmara Federal, o ex-senador Gim Argello (PTB-DF) foi preso preventivamente na 28ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada hoje.

A ação, batizada de “Vitória de Pirro”, investiga a cobrança de propinas para evitar convocação de empreiteiros em comissões parlamentares de inquérito sobre a Petrobras. Gim era membro da CPI no Senado e vice-presidente da CPMI, da Câmara e do Senado.

O nome dele pareceu nas delações do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) e do dono da UTC, Ricardo Pessoa. O Ministério Público Federal (MPF) diz que há evidências de que o ex-senador pediu R$ 5 milhões em propina para a empreiteira UTC Engenharia e R$ 350 mil para a OAS. As duas empresas são investigadas na Lava Jato.

A nova etapa da Operação Lava Jato poderia até já está programada, mas que é muita coincidência o fato desta etapa ser deflagrada justamente na semana decisiva do impeachment de Dilma, isso ninguém discute.

Vale lembrar que a situação da abertura ou não do processo de impeachment ainda está indefinida, devido ao número de deputados federais que se dizem indecisos, e uma pressão popular, motivada por mais uma etapa da Operação Lava Jato combinada com uma ação midiática, pode ser totalmente decisiva.

Mas tudo pode ser apenas coincidência, ou não.