TODOSA Prefeitura de São Luís realiza neste sábado (9), o “Todos por São Luís” no Coroadinho. O programa, que já beneficiou mais de cem mil pessoas nas 25 edições já realizadas, vai oferecer à comunidade ações e serviços nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer, atividades culturais, orientação jurídica e assistência social, paisagismo, cursos de qualificação, entre outros. As atividades serão realizadas nas tendas das secretarias municipais montadas na Praça Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida dos Africanos, a partir das 8h. O “Todos por São Luís” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), em parceria com as secretarias municipais, além do governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Com a realização do “Todos por São Luís” na área do Coroadinho, a Prefeitura de São Luís atende aos moradores dos bairros Alto da Bela Vista, Vila Natal, Parque Nice Lobão, Vila São João, Bom Jesus, Primavera, Pica-pau-amarelo, Vila dos Frades, Vila Conceição, Parque Timbira, Parque dos Nobres, Vila dos Nobres, Pindorama, Vale Verde, Vila São Sebastião, Alto São Francisco, Alto da Vitória, Salina do Sacavém, Flor do Cintra, Vila Maruim, Dom Sebastião e adjacências.

“‘O programa ‘Todos por São Luís’ é construído com a participação de cada comunidade, conforme demandas apresentadas pelas lideranças comunitárias e população em geral”, disse Arivaldo Martins, coordenador executivo do programa, compartimentado em ações de natureza social, cultural e, sobretudo, de cidadania.

Ao longo do dia, a população contará com serviços de emissão de documentação básica, como Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Serão disponibilizados ainda serviços sociais como cadastros nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Programa Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e muitos outros.

Os moradores do bairro participaram de diversas oficinas de capacitação. Entre elas, o curso de Comidas Típicas, ofertada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizado no Clube de Mães do Parque Nice Lobão. As oficinas têm como objetivo capacitar pessoas das comunidades onde o programa está sendo realizado, proporcionando ferramentas para geração de trabalho e renda.

As participantes aprenderam sobre boas práticas e a manipulação de alimentos e, em seguida, colocam a mão na massa, cozinhando pratos da nossa culinária como o arroz de cuxá, torta de camarão, caruru ao bobó de camarão, vatapá e escondidinho de carne de sol.

Em janeiro deste ano, o prefeito Edivaldo sancionou o projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado, que tornou o programa “Todos por São Luís” em política permanente da Prefeitura de São Luís. Desde 2014, a Prefeitura vem realizando o projeto em bairros da cidade. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).