edivaldoO prefeito Edivaldo vistoriou, healing na manhã desta quinta-feira (31), purchase obras de drenagem que beneficiarão diretamente cerca 150 mil moradores das regiões do Cohatrac, Cohab, Jardim das Margaridas, Parque Aurora, Vila Casaca, Planalto Cohab, Forquilha e Maioba. A Prefeitura de São Luís está construindo uma tubulação de concreto de 170 metros que fará interligação com o canal do Cohatrac, eliminando os alagamentos concentrados na área.

Na companhia do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, o prefeito Edivaldo acompanhou os serviços e determinou agilidade na execução da obra. O prefeito percorreu toda a extensão das obras e conversou com os engenheiros e técnicos da construtora responsável sobre o cronograma seguido e a próxima etapa a ser executada antes da finalização dos serviços.

“Estas ações estruturantes são de grande importância para a cidade. A maior parte da obra já está concluída. Quando for entregue à população, nós resolveremos um problema de alagamento que já se estende há anos. Estamos averiguando com rigor o andamento dos trabalhos no intuito de garantir o máximo de qualidade na execução”, disse o prefeito Edivaldo.

O secretário Antônio Araújo frisou que esta obra se integra a outros grandes serviços que estão sendo executados pela Prefeitura. “Conforme determinado pelo prefeito Edivaldo, estamos trabalhando para sanar de vez o problema de alagamento que compromete a mobilidade urbana e a estrutura das vias”, disse o titular da Semosp. A Prefeitura de São Luís também realiza intervenções de drenagem na Vila Apaco, Vila Isabel, Santa Clara e na Avenida São Jerônimo (Santa Bárbara).

edivaldo1

A intervenção realizada naquela área vai se interligar a outra importante obra da prefeitura que está em fase de conclusão: a canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística do Canal do Cohab/Cohatrac. O canal tem 1.920 metros, dimensionados a partir do bairro Planalto Anil II até a Estrada da Maioba.

Equipes da Prefeitura finalizam serviços de recuperação de bueiro na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma, na altura da Curva do 90. A chuva causou erosão na drenagem do canteiro central com risco de avançar para pista de rolamento, necessitando de uma intervenção emergencial. O problema foi identificado nesta quarta-feira (30) por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), durante vistoria de rotina.

Foi ainda realizado trabalho de desobstrução do bueiro com a retirada de resíduos sólidos; recuperação da estrutura de concreto com cimentação; e o aterramento da erosão. “A equipe prontamente foi ao local para sanar o problema com a recuperação do trecho prejudicado. A rotina de vistoria e a manutenção de bueiros integram o cronograma de ações da secretaria”, destacou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

Para finalizar os serviços, o meio-fio será reconstruído, assim como o desaguadouro. “Esses acabamentos vão evitar que haja acúmulo de água gerando pontos de alagamento”, explica o engenheiro da Semosp, Carlos Alberto Lindoso.

As equipes de manutenção atuam de forma rápida para resolver o problema, sem causar transtornos a motoristas e pedestres. Os trabalhos de recuperação do trecho devem ser concluídos até esta quinta (31).