codo2Na manhã desta terça-feira (29) o município de Codó, medical em parceria com o Governo do Maranhão, ampoule realizou um ato simbólico para a conscientização e mobilização no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que além do vírus da Dengue, transmite Zika vírus e febre Chikungunya, doenças graves que podem ser evitadas através da eliminação de criadouros do mosquito.

A caminhada de mobilização reuniu diversos setores da sociedade. Na oportunidade estavam presentes o secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, a secretária de Educação, Rosina Benvindo, o presidente da Câmara Chiquinho do SAAE e o prefeito Zito Rolim, vereadores Pastor Max, Carrim Construções, Rodrigo Figueiredo e Pedro Belo, servidoress públicos, estudantes, professores e diretores das redes municipal e estadual de ensino e escolas particulares de Codó.

Durante o trajeto, enfermeiras, agentes comunitários de saúde e de endemias também acompanharam a caminhada, alertando a população sobre a prevenção e informando sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, através da distribuição de panfletos e apresentação de cartazes confeccionados pelos escolares. O DMTrans, Policia Militar e o Exército Brasileiro garantiram a total segurança da população durante o ato, que foi encerrado na Praça Ferreira Bayma.

O secretário Ricardo Torres parabenizou a participação dos estudantes e toda sociedade, que contribuíram para que o município de Codó fosse classificado como baixo índice de infestação e não registrasse casos de Zika Vírus e Chikungunya. “Ficamos realmente satisfeitos por Codó não registrar notificações e nem casos confirmados de Zika Vírus e Chikungunya e Dengue. Isso se deve a combinação esforços dos Agentes de Endemias, que já realizam o trabalho do combate ao mosquito, aos Agentes Comunitários de saúde, que entraram nessa luta e a nossa população, que está atenta as informações e tomam as devidas medidas preventivas em suas residências”.

Para o prefeito Zito Rolim, mais importante de o município estar livres das doenças transmitidas pelo mosquito, é a permanência desse quadro e o cumprimento da meta até o fim do período chuvoso, considerado mais crítico. “O Dia de hoje é o dia D, é um marco, mas muito ainda temos pela frente. Os focos sempre vão existir, por isso todo esse trabalho tem que continuar. Vamos nos concentrar no trabalho pelos próximos sessenta ou noventa dias, quando em maio, no baixar das águas, possamos reduzir os riscos e termos um restante de ano tranquilo, livre das doenças. Deus está sendo generoso com nossa população e a parte de cada um está sendo feita, por isso não temos notificações ou confirmação laboratorial de nenhuma dessas doenças. Peço que a população continue fazendo sua parte e sejam bem receptivos a nossos agentes de endemias, agente comunitários de saúde e sigam todas as orientações e medidas preventivas”, finalizou o prefeito.