edivaldoNesta segunda-feira (28), ed o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), e o secretário de Trânsito e Transporte da capital maranhense, Canindé Barros, realizaram a abertura do tão esperado edital de licitação do sistema de transporte urbano da capital.

A licitação do transporte público coletivo de São Luís é um anseio antigo da população da capital e que vem atravessando várias gestões municipais. Outros gestores até prometeram fazer, mas nenhum teve coragem de efetivamente encarar o problema de frente.

“Esta ação vai beneficiar mais de 700 mil usuários, reforçando as melhorias já implantadas pela nossa gestão como a recarga embarcada, renovação de 40% da frota e o bilhete único. Com a licitação, mais de 200 ônibus fora da idade média de utilização serão substituídos por veículos novos. Além disso, todos deverão contar com total acessibilidade e logo no primeiro ano de vigência, a frota convencional dará lugar a 180 ônibus com ar condicionado. Agradeço à Câmara de Vereadores e ao Sindicato dos Usuários de Transporte Público pelo apoio na realização deste projeto”, afirmou Edivaldo Júnior.

O titular da SMTT, Canindé Barros, enfatizou que com o edital de licitação a Prefeitura de São Luís e os usuários terão um instrumento legal e fiscalizador. As empresas terão que cumprir os itens do documento publicado, podendo ser multadas ou mesmo perderem a concessão. “Uma mudança significativa no sistema de transportes acontecerá na capital, graças à determinação do prefeito Edivaldo. Nosso trabalho continuará para proporcionar mais comodidade à população”, disse Canindé Barros.

Para o vereador Pedro Lucas, os padrões de qualidade, como acessibilidade e tempo de viagem serão atendidos a partir do edital. “É o maior marco de gestão desses últimos 30 anos em São Luís, pois licitar o transporte é sinônimo de melhoria. Hoje é a consolidação de uma grande caminhada iniciada pelo prefeito Edivaldo”, disse Pedro Lucas.

Mais do que cumprir uma promessa de campanha, Edivaldo Júnior está transformando em realidade um sonho de milhares de pessoas que utilizam o transporte público na capital maranhense.

Inegavelmente, o transporte público coletivo de São Luís será dividido em antes da gestão Edivaldo e depois da gestão Edivaldo, afinal depois de muitos anos a licitação do transporte público coletivo será, enfim, efetivada.