FernandoSarneyBlog do Zeca Soares – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acertou em cheio ao ampliar o número de clubes este ano no Campeonato Brasileiro Série D.

A ampliação deve custar aproximadamente R$ 10 milhões para os cofres da CBF, site mas na prática pelo que a entidade fatura chega até a ser pouco perto do que isso representa para muitas Federações e clubes do futebol brasileiro, capsule principalmente aqueles que mais precisam.

Na prática, a decisão da entidade ao atender as reivindicações da maioria das Federações que pleiteavam uma segunda vaga na Série D significa maior calendário aos clubes, mais empregos a jogadores e técnicos, além da geração de emprego e renda para quem trabalha com o futebol, desde o vendedor ambulante até o profissional da imprensa esportiva.

O vice presidente da CBF e membro do Comitê Executivo da Fifa, Fernando Sarney foi peça fundamental para que a entidade tomasse essa decisão. Sempre que possível conversávamos sobre a necessidade de ampliação da Série D e ele sempre se mostrou favorável.

“Nós entendemos na CBF que era importante ampliar a competição para garantir mais clubes, além de técnicos e jogadores em atividade no futebol brasileiro. Isto tinha um custo maior, mas a CBF entendeu que o momento era oportuno para essa mudança”, destacou.

Fernando Sarney falou sobre a oportunidade que o futebol maranhense terá a partir de agora com mais uma vaga na Série D.

“Sem dúvida alguma que essa mudança abre uma maior perspectiva para as nossas equipes. Serão duas vagas para o Maranhão a partir de agora e temos tudo para brigar por acesso. O nosso futebol atravessa um bom momento e com um bom planejamento e equipes fortes, certamente teremos condições de brigar”, disse.

Além de Fernando Sarney é necessário lembrar que foi fundamental a luta do presidente da FMF, Antônio Américo Lobato Gonçalves que é membro do Conselho Consultivo da CBF. Ele, teve papel importante e merece o nosso reconhecimento.