CAMARAConcluída a “janela partidária” – prazo autorizado pelo Congresso Nacional para a troca de partidos a políticos com mandatos, prostate sem o perigo de serem questionados na Justiça Eleitoral – conclui-se que doze vereadores de São Luís trocaram de partido. Por coincidência foi exatamente o mesmo número de deputados estaduais que trocaram de legenda (reveja).

Os maiores beneficiados com as trocas foram o PSDB e o PDT, ambos tinham três vereadores e ganharam outro. Josué Pinheiro que pertencia ao PSDC foi para o PSDB e ficará ao lado de José Joaquim Guimarães, Gutemberg Araújo e Eidimar Gomes que se efetivou na cadeira depois da eleição de Sérgio Frota para deputado estadual. Já o PDT ganhou Osmar Filho que é o Líder do Governo Edivaldo na Casa e dividirá a bancada pedetista com Pavão Filho, Barbosa Lages e Ivaldo Rodrigues.

Já o PP e o PR “passaram a existir” na Câmara de São Luís, já que não tinham representantes antes da “janela partidária”. O PP ganhou a adesão Francisco Chaguinhas e Manoel Rego. O PR por sua vez filiou o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum. A legenda aguarda ainda a filiação de Sebastião Albuquerque, que deixou o DEM, mas por enquanto está sem partido.

O maior prejudicado com as mudanças foi o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), que era a segunda maior bancada da Câmara com três vereadores, mas agora terá apenas um representante, o vereador Marlon Garcia. Um dos principais fatores que levaram o partido a perder representantes foi o anúncio de desfiliação da vereadora Luciana Mendes, que deixou a legenda e deve anunciar até o dia 2 de abril, sua nova sigla por onde pretende disputar a reeleição.

Com a saída de Barbara Soeiro, o PMN que tinha dois vereadores na Câmara – além dela, foi eleito pelo partido o vereador Astro de Ogum – deixou de ter representatividade na Casa. A vereadora Rose Sales foi a única na Casa que mudou de partido quatro vezes. Elegeu-se pelo PCdoB, depois foi para o PP, em seguida migrou para o PV e hoje está no PMB, que passou a ter representação no Parlamento Municipal.

O vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos foi eleito pelo PRB, mas acabou se filiando ao DEM. Beto Castro deixou o PRTB e se filiou ao PROS. Fechada a janela partidária, o PSDB e PDT seguem como maiores bancadas da Câmara, agora com quatro parlamentares. O PMN, PHS, PV e PRTB perderam representação e o PP, PROS, PR e PMB passam a ter representantes na Câmara.

Entretanto, cinco vereadores ainda estão em busca partidos, pois apenas deixaram suas antigas legendas, mas não oficializaram os seus novos destinos. Os vereadores Sebastião Albuquerque, Ricardo Diniz, Luciana Mendes, Estevão Aragão e Bárbara Soeiro terão até o dia 02 de abril para confirmarem oficialmente a nova legenda por onde irão disputar a eleição municipal.

É aguardar e conferir.